quarta-feira, 13 de agosto de 2008
"Alentejo blue" de Monica Ali (2007)
Monica Ali é uma escritora britânica nascida em 1967 no Bangladesh.
"Brick Lane", o seu primeiro livro, foi nomeado em 2003 para o conceiturado prémio "Man Booker Prize". "Alentejo Blue" é o seu segundo livro
Sinopse
"Alentejo Blue" conta-nos a história de uma pitoresca vila alentejana [fictícia] chamada Mamarrosa, através daqueles que lá vivem, viveram ou que por lá passaram.
Para uns, Mamarrosa é um lugar de onde se quer fugir, para outros, um local de refúgio. No café do Vasco confluem habitantes e forasteiros, com as suas histórias de vida recheadas dos mais banais – e ao mesmo tempo marcantes – aspectos humanos.
Um romance que mantém uma universalidade sustentada na profundidade narrativa das suas personagens. Uma história extraordinariamente humana que nos mostra o estilo bem característico da escrita de Monica Ali.
Fonte: Portal da Literatura
Opinião
O que a Mónica pretendia era dar-nos uma ideia de uma certa vivência alentejana, de um certo estado de espírito de abandono, fuga, irrealidade, miséria e fim do mundo. Não consegue. O que perpassa ali, além dos estereótipos e de uns insultos estapafúrdios aos portugueses em geral e aos alentejanos em particular, é uma sucessão de inglesices que não encaixam e se podiam muito bem passar na Cornualha ou no Bangla. Que, com a Mónica, também, Desh!
Fonte: net
Etiquetas:
2000s,
Algarve / Alentejo,
Asia,
ásia,
Literatura,
Localidades (diversas),
nome / título,
Reino Unido
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário