quarta-feira, 30 de julho de 2008

“Uma Noite em Lisboa” de Erich Maria Remarque (1962)


Erique Maria Remarque é o pseudónimo literário do escritor alemão Erich Paul Remark nascido em Osnabrück, no dia 22 de Junho de 1898.

Com 18 anos partiu para as trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial, onde foi ferido várias vezes.

Em 1929, Remarque publicou o seu trabalho mais famoso "A oeste nada de novo", tendo escrito mais alguns livros de conteúdo semelhante, numa linguagem simples e emotiva, que descrevia a guerra e o pós-guerra. Em 1963 publicou "Uma Noite em Lisboa", o seu último livro, que relatava a história dos refugiados que utilizavam Portugal como ponto de fuga ao nazismo.


Sinopse (livro)

No tempo de uma noite, toda a dimensão duma tragédia sem nome: a tragédia de todos aqueles a quem o terror nazi pretendeu exilar da vida ! “Uma Noite em Lisboa”. Uma história de ódio e de amor, de doença e de morte.

“O navio preparava-se para a partida, qual arca em tempo de dilúvio. E era de facto uma arca de Noé. Qualquer navio que naquele ano de 1942 abandonasse a Europa assemelhava-se a uma arca de salvação. A América era o monte Arafat e o dilúvio ia crescendo sempre. (...)

A costa de Portugal ficara sendo o último refúgio para os emigrantes que acima da pátria e da própria vida colocavam os seus ideais de liberdade, justiça e tolerância. Quem a partir daí não conseguisse alcançar a terra bendita da América estava perdido”


Opinião sobre o Livro (Blog "Ler y criticar")

Com uma narrativa cheia de diálogos e sem um único momento de ritmo baixo, Remarque mostra-nos um homem que regressa a casa, Alemanha, para encontrar a sua mulher. De origem judaica, este homem de vários nomes, dependendo do passaporte, oferece-nos uma história de sobrevivência, medo e incapacidade para perceber como poderá o mundo ter-se tornado no que o rodeia. Este homem, uma personagem excelente, transmite-nos o seu medo e confusão, confusão essa que o faz enfrentar, talvez de forma inconsciente, todos os perigos, apenas para ter a sua mulher a seu lado.

Na noite de Lisboa, já sem esperança, este homem descreve uma vida inteira de luta, alimentada por um sonho, mas destruído pelo mais inesperado inimigo. Uma vida é tudo o que temos, mas, e quando essa noção já não existe? Quando a nossa passagem neste mundo é tão cheia de dor e medo, que valor tem a nossa vida para nós mesmos?


Adaptação à televisão (1971)

"Die Nacht Von Lissabon" foi adaptado para telefilme pelo canal alemão ZDF, com realização de Zbynek Brynych e interpretação de Martin Benrath (no papel de Josef Schwarz), Erika Pluhar (Helen) e Horst Frank (Georg Jürgens).

O actor e realizador português Arthur Duarte, então radicado na República Federal da Alemanha, tem uma pequena participação.


Fontes: Livros Europa-América / wikipedia / Lerycriticar / kinopoisk

Video: Youtube (trailer)





Sem comentários: