quarta-feira, 26 de março de 2008
"Viagem a Lisboa" de Monsieur Jean (1990)
Monsieur Jean é um personagem de banda-desenhada criado, em 1990, por Dupuy-Berberian (Philippe Dupuy e Charles Berberian) na revista Yéti.
A série, adaptada ao cinema em 2007, conta a vida quotidiana de Monsieur Jean um parisiense celibatário, na casa dos 30 anos, que está permanentemente à procura de uma ideia para escrever um romance.
Dupuy e Berberian criam uma subtil (mas evidente) continuidade ao longo de álbuns construídos de pequenos episódios aparentemente díspares, unidos por breves interlúdios temáticos. Se no primeiro álbum temos a ubíqua porteira, em “Les nuits les plus blanches” seguem-se infernos que a idade acentua: a azia e as insónias...
Neste segundo volume inclui-se aliás um excelente episódio mais longo passado no nosso país, sob a sombra tutelar de Fernando Pessoa: “Voyage à Lisbonne”.
Monsieur Jean perde um livro que lhe fora oferecido pelo seu avô, sendo um pretexto para homenagear Fernando Pessoa e para abordar uma característica do personagem que ainda não fora explorada, a angústia.
A ideia foi proposta a Dupuy-Berberian por um colega, Hervé Tullet, que lhes falou de Fernando Pessoa e da Saudade, que, segundo os autores, é uma espécie de mistura de sentimento nostálgico e melancolia que se desenvolveu no seu trabalho.
Fontes/Mais informações: Duber / F. Cleto e Pina / Bedeteca
Etiquetas:
1990s,
BD,
Fernando Pessoa,
França,
francófono,
Lisboa,
literatura portuguesa,
Saudade
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário