terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Tom Hanks, actor de sucesso com raízes açorianas


Tom Hanks, nome artístico de Thomas Jeffrey Hanks (Concord, 9 de julho de 1956) é um dos mais famosos actores norte-americanos, tendo obtido o Oscar ® para melhor actor em dois anos consecutivos: 1993 (com "Filadélfia") e 1994 (com "Forrest Gump"), alcançando uma proeza que anteriormente apenas fora alcançada por Spencer Tracy (com "Lobos do Mar", em 1937,no papel de um português da Madeira, e "Boys Town" em 1938).

Ambos os avós maternos de Tom Hanks, apesar de terem nascido na Califórnia, eram descendentes de açorianos.


A mãe, Janete Marylyn (da família Fraga ou Ferreira), vivia num local onde não faltam memórias lusas, a cidade de Turlock, no Vale de S, Joaquim na Califórnia. Os pais divorciaram-se quando tinha cinco anos. E os filhos mais velhos, incluindo Tom, ficaram com o pai. Já era uma estrela de Hollywood quando reencontrou a mãe. Apenas o irmão mais novo ficou a viver com a mãe e já visitou os Açores e contactou com diversos familiares.

 "Cresci no Norte da Califórnia, onde existe uma larga comunidade de portugueses. Muitos deles trabalham nas indústria da pesca e da agricultura. Havia muitas pequenas cidades que tinham bairros de portugueses, onde se podia comprar chouriço, vinho e outros produtos de Portugal", contou o actor, numa entrevista à revista Máxima. Ele e a mãe, recorda, cresceram "sempre com esta ideia de que éramos portugueses". Quando lhes perguntavam de onde eram, diziam, com orgulho: "Somos portugueses!"


O jornalista Mário Augusto procurou sempre abordar as origens portuguesas de Tom Hanks.
Em entrevista a Mário Augusto, em 2011,  confirmou que a mãe era luso-americana de segunda geração. E que gostava de falar português, mas que a "culpada" era a mãe por nunca lhe ter ensinado português.

Fontes: wikipedia / imdb / "Nos bastidores de Hollywood" de Mário Augusto / Revista Máxima

1 comentário:

Blogger disse...

http://www.dn.pt/gente/interior.aspx?content_id=1895343

Cresceu com a ideia de que era português (DN/02 Julho 2011)

A participação no filme Filadélfia valeu-lhe o Óscar de Melhor Actor, o primeiro na sua carreira.

No ano seguinte voltaria a ser distinguido pela Academia.

É norte-americano, mas na árvore genealógica, nos ramos mais próximos, aparecem portugueses: a mãe de Tom Hanks, Janete Marylyn, é filha de portugueses.

"Cresci no Norte da Califórnia, onde existe uma larga comunidade de portugueses. Muitos deles trabalham nas indústria da pesca e da agricultura. Havia muitas pequenas cidades que tinham bairros de portugueses, onde se podia comprar chouriço, vinho e outros produtos de Portugal", contou o actor, numa entrevista à revista Máxima.

Ele e a mãe, recorda, cresceram "sempre com esta ideia de que éramos portugueses". Quando lhes perguntavam de onde eram, diziam, com orgulho: "Somos portugueses!"

Começou no teatro, depois o cinema. O primeiro sucesso acontece em 1884, em A Sereia, uma comédia romântica. Hanks aceitou o papel principal, que havia sido recusado por John Travolta.