quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Christopher Hampton do Faial para o mundo das letras


Christopher Hampton, dramaturgo, escritor, argumentista e realizador inglês, nasceu em 1946, na ilha do Faial, Açores, filho de um engenheiro britânico que trabalhava na empresa de cabos submarinos Cable & Wireless. Ainda em criança viveu no Egipto e Zanzibar.

Christopher Hampton já recebeu dezenas de prémios, tanto na América como na Inglaterra, onde vive. BAFTAs, Prémio Laurence Olivier, Tony, New York Drama Critics Awards, London Film Critics Awards e um Oscar são apenas alguns dos prémios de renome que constam na sua biografia.

Christopher Hampton ganhou, em 1988, o Oscar ® para Melhor Argumento Adaptado por “Ligações Perigosas”, escrito a partir do romance de Choderlos de Laclos, estando este ano novamente nomeado para o Oscar ® pelo argumento do filme “Expiação” (“Atonement”) com base no livro de Ian McEwan, que é um dos romances mais famosos da década, mas que não parecia ser daqueles que estão talhados para adaptação ao cinema.

Christopher Hampton visitou, aos 70 anos de idade, a sua ilha de nascimento. "Sinto-me em casa e pretendo voltar" foram as palavras de despedida deste homem de letras o mais galardoado Faialista no mundo.

O homem de letras mais galardoado no mundo, que nasceu na ilha do Faial, visitou pela primeira vez, desde criança, a ilha que o viu nascer para participar no festival internacional de artes, Azores Fringe em 2016.



Histórias de criança, as suas primeiras escritas, "anedotas" de projectos e casos nunca antes contados (como o do filme "Ligações Perigosas", que esteve quase para não ver a luz do dia) preencheram a primeira parte da noite. A audiência participou na segunda parte com as suas próprias histórias e conexões familiares com a família Hampton, no Faial. Desde um senhor que trabalhou com o pai do artista, a um outro que o presenteou com o relatório da companhia com a história do pai, no Faial.

Fontes/Mais informações: Jornal audiência (2016) / wikippedia /


1 comentário:

OF disse...

Actriz Jill adams viveu em portugal

http://belasatrizesdomundo.blogspot.com/2009/03/jill-adams.html