segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

"Manhã Submersa" de Lauro António (1980)

Portugal nunca obteve qualquer nomeação ao OSCAR ® para melhor filme em língua estrangeira, contudo esteve quase a consegui-lo em 1981 – relativamente a filmes estreados no ano de 1980 - quando foi proposto o filme “Manhã Submersa”, realizado por Lauro António.


Lauro António foi posteriormente convidado para levar o filme a um festival de cinema em Los Angeles, tendo aí sido contactado pelo famoso actor e realizador Warren Beatty e por Buck Henry, seu produtor, para lhe informar sobre o que tinha acontecido na nomeação aos Oscar ®, processo durante o qual eles defenderam o filme até ao fim.

Três dos cinco filmes nomeados foram quase automaticamente escolhidos: François Truffaut (“O Último Metro", França), Akira Kurosawa (“Kagemusha”, Japão) e István Szabó (“Confidência”, Húngria). Outros três filmes ficaram empatados: um filme espanhol (“A Colmeia”, de Jaime de Armiñán), um filme russo (“Moscovo não acredita em lágrimas”, de Vladimir Menshov) e “Manhã Submersa”, tendo sido efectuadas diversas votações até que o filme português fosse o preterido. Numa das votações, “Manhã Submersa” chegou a ser o filme escolhido, mas um dos jurados alegou que se tinha enganado.

Acabou por imperar o forte "lobby" hispânico e o facto do filme russo ter sido realizado durante o período de guerra fria e ser algo crítico em relação à União Soviética .

Segundo Lauro António, apenas o filme soviético era pior do que “Manhã Submersa”, contudo foi esse o filme galadoardo com o prémio Oscar ® nesse ano.

Sem comentários: