sábado, 5 de janeiro de 2008

Lisboa dos anos 30 em "Afirma Pereira" de Roberto Faenza com base na obra de Antonio Tabucchi (1995)


Com realização do italiano Roberto Faenza, “Afirma Pereira” é uma co-produção entre Portugal, França e Itália que adapta para cinema um dos romances de António Tabucchi.

Pereira é um jornalista português do “Lisboa”, nos anos ’30, que no cinema foi interpretado pelo famoso actor italiano Marcello Mastroianni.



Joaquim de Almeida interpreta o prestável e informado criado de mesa do café Orquídea que servia a Pereira as suas açucaradas limonadas e as oleosas omoletas e lhe sugeria, ao mesmo tempo, notícias “impublicáveis”.

Pereira é um ex-jornalista de pequenas notícias que, um dia, é promovido a responsável pela página cultural do vespertino “O Lisboa” e que, confrontado com as ideias de liberdade de dois jovens, acaba por alterar completamente a sua vida.


Nicolau Breyner é o pároco confidente. Teresa Madruga é a porteira delatora e Carlos César é chefe de redacção. Nicoletta Braschi (conhecida por “A Vida é Bela” de Roberto Benigni) e Daniel Auteuil (Dr. Cardoso) são outros actores de renome internacional que participam no filme.

O filme foi rodado em Portugal em locais tão diferentes como o Pavilhão de Exposições da Faculdade de Agronomia (em Lisboa), o Museu Castro Guimarães (em Cascais), a Casa do Alentejo (em Lisboa), o Jardim de S. Pedro de Alcântara e a Estação do Rossio.


A acção decorre no Verão quente de 1938, onde um gasto jornalista se rendia ao “politicamente correcto” para assim evitar cair nas malhas da Polícia inquisidora.

Pereira consegue recuperar a alegria de viver ao põr o coração à frente da realidade, ao deixar prevalecer a verdade sobre os ditames da PIDE, da censura e da propaganda.

Fontes: wikipedia/ tv guia




Publicado em 1994, "Afirma Pereira" foi o romance que impõs o talento narrativo de Tabucchi junto do grande público, conquistando diversos prémios (Prémio Campiello, Prémio Viareggio, Prix Européen "Jean Monnet",) sendo considerado uma das obras-primas da moderna literatura italiana.

O romance de Tabucchi foi igualmente adaptado para teatro, por Teresa Pedroni, com interpretação do actor italiano Paolo Ferrari:


1 comentário:

Anónimo disse...

http://unaplagadeespias.blogspot.pt/2009/03/conspiracion-contra-delgado-de-oleg.html