domingo, 15 de dezembro de 2019

"Los Diamantes de la Corona" em versão zarzuela de Francisco Asenjo Barbieri (1854)


"Los Diamantes de la Corona" é uma zarzuela em três actos de Francisco Asenjo Barbieri (1823-1894) estreada em Madrid em 1854. Baseia-se no libreto de Francisco Camprodón que, por sua vez, se inspirou no libreto de Eugène Scribe e Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges para a ópera cómica homónima de Daniel-François Esprit Auber.

Trata-se de uma zarzuela cujo enredo se passa no século XVIII em Portugal e que trata das peripécias de uma senhora — Catalina — que é líder de um grupo de bandidos, mas que é, afinal, a futura rainha de Portugal.


A acção tem lugar em Portugal, no final do século XVIII. A rainha ainda é menor, pelo que o poder é exercido por um Conselho de Regência. Perto de Coimbra, um grupo de bandidos e falsificadores assalta o marquês de Sandoval, que se enamora da bela Catalina, cabecilha dos assaltantes.

Igualmente apaixonada e em troca do seu silêncio, Catalina permite a libertação do marquês, que vai desposar Diana, filha do conde de Campomayor, ministro da Justiça do Conselho de Regência.


No epílogo desta zarzuela, Catalina acaba por tornar-se rainha de Portugal, casar com o marquês, perdoar a Rebolledo, seu número dois no grupo, e tornar possível o amor de Diana e Sebastián.

A música de "Los Diamantes de la Corona" é a versão espanhola da ópera homónima de François-Esprit Auber, o que não a impede de ser considerada "uma das produções mais interessantes de Barbieri, devido à capacidade para se adaptar a todas as circunstâncias da acção e da psicologia dos personagens, bem como pela unidade que obtém com uma música hispânica".

Fontes: wikipedia / TNSC / Fanáticos da Ópera

 

Sem comentários: