sexta-feira, 17 de abril de 2009

"Alentejo" dos The Shadows (1967)

Os Shadows começaram por ser uma banda de apoio ao cantor pop inglês Cliff Richard, sendo um quarteto instrumental organizado em torno dos guitarristas Hank Marvin e Bruce Welch que começou a gravar autonomamente em 1960 e obteve um grande sucesso com o tema "Apache".

Originalmente designados como Drifters, mudaram o nome para Shadows aquando da sua primeira tourné com Cliff Richard, para evitar confusões com o popular grupo americano de R&B de idêntico nome.

O som dos Shadows era polido, limpo e metálico, mas (para alguns melómanos) pouco emocional. Além de "Apache", tiveram outros êxitos tais como "Man of Mystery" de 1960 e "Kon-Tiki" de 1961, tendo continuado a gravar até aos anos 90.

Shadows e Portugal

Os Shadows vinham com frequência a Portugal, em viagens de férias, e foi através de Bruce Welch que Paul MaCartney começou igualmente a fazer férias no Algarve. Um dos instrumentais dos Shadows chamava-se "Alentejo", a longa planície que era necessário atravessar, desde Lisboa, para chegar às praias do Sul, e que foi também palco da criação da letra da canção Yesterday por Paul MaCartney.

A composição "Alentejo" é de 1967 e tem uma vaguíssima sonoridade portuguesa. Foi incluída no disco "From Hank,Bruce, Brian and John", publicado pela editora Columbia.

Também publicado pela Columbia foi o EP com o título "Alentejo", de 1968 e que incluía, além do referido instrumental, os temas "Let Me Take You There", "Naughty Nippon Nights" e "San Francisco".

Fontes: Vilar de Mouros / Guedelhudos (ié ié)

Links: Video (particular), midi, tablatura

1 comentário:

N. Cabral disse...

Como gosto das brincadeiras sonoras e gráficas do Real Combo Lisbonense lembrei-me de visitar o site do grupo. E não é que encontrei um link para este blog.

http://realcombolisbonense.pt/cms/inspiracao