domingo, 15 de setembro de 2019

Desencontros amorosos em "L'Hôtellerie portugaise" ("A Hospedaria Portuguesa") (1798)



"L'Hôtellerie portugaise" é uma ópera cómica em um acto de Luigi Cherubin, representada pela primeira vez em Paris, no teatro Feydeau, em Julho de 1798. Com libreto de Giulio Confalonieri adaptado da peça de Etienne Aignan .

A ópera foi um insucesso contudo foi novamente encenada a partir da década de 40 do século XX.
A acção decorre em 1640 numa Hospedaria localizada numa cidade portuguesa, na fronteira entre Espanha e Portugal.

Gabriella tenta alcançar seu amado Don Carlos em Lisboa, com a ajuda da empregada Inês, sendo perseguidas pelo tutor de Gabriella, Don Roselbo, que é apaixonado pela jovem. Os quatro personagens acabam por se encontrar na Hospedaria do título.


Um mal-entendido convence o proprietário da pousada, Rodrigo, que Gabriella é a esposa de um vigário espanhol expulso de Lisboa após um motim: pensando que ele está tentando escapar e que Don Carlos quer capturá-la, ele decide protegê-la e tudo faz para que os dois amantes não se encontrem.

Gabriella acaba nas mãos de Roselbo, mas a situação é resolvida quando a identidade dos personagens é esclarecida, e Don Carlos consegue mostrar um documento que termina a protecção de Don Roselbo de Gabriella e os dois jovens podem se reunir alegremente.

Fonte: wikipedia ("Hôtellerie ...")

Sem comentários: