quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Temas, situações e personagens ligados à história de Portugal ou à sociedade portuguesa em "A Hospedaria Portuguesa" e outras obras


O livro de Antero Palma-Carlos, “Os Médicos, a Ópera e a História”, contém referências desenvolvidas e evocações seleccionadas de óperas, portuguesas ou não, relacionadas com temários, situações e personagens ligados à história de Portugal ou à sociedade portuguesa: "Vasco da Gama - L'Africaine" de Meyerber, "Jessonda" de Spohr, "Il Guarany" de António Carlos Gomes, "D. Sebastien Roi du Portugal" de Donizetti, “L'Hotellerie Portugaise” de Cherubini, “Blimunda” de Corghi ou “Les Diamands de la Couronne” de Auber.

Mas acrescenta mais uma larga dezena de títulos de obras de compositores portugueses e estrangeiros também apresentadas no Teatro de São Carlos e no Coliseu dos Recreios, de temário português, independentemente da nacionalidade do compositor. E essas, curiosamente, tanto englobam óperas como cantatas e composições diversas de música e cena, cobrindo os séculos de História e a variedade imensa de compositores e escritores, desde os citados mas também por exemplo escritores e compositores como Ruy Coelho (compositor e maestro português), Azio Corghi, Marcos Portugal (que nasceu em Portugal e faleceu no Brasil), João Arroio (autor de "Amor de Perdição", natural do Porto), Daniel Auber, Barahona Fragoso (de Cuba no Alentejo) e tantos mais!...

Fonte: Duarte Ivo Cruz  (adaptado)


"L'Hôtellerie portugaise" ("A Hospedaria Portuguesa") (1798)




"Jessonda" (1823)


"Les Diamants de La Couronne" ("Os Diamantes da Coroa") (1841)


"Dom Sebastião" (1843)


"L'africaine" ("A Africana") (1865)


"Il Guarany" (1870)



"Il Guarany" (em português, "O Guarani") é uma das óperas do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. É uma ópera ballo em quatro actos,  com libreto em italiano de Antônio Scalvini, com  base no famoso romance homónimo de José de Alencar.

Estreou no Teatro Scala de Milão, em Itália, em 19 de março de 1870, com grandioso sucesso. A ópera "Il Guarany" tem como maior destaque a sua abertura.


Entre os personagens de origem portuguesa é de  realçar Don Álvaro, (aventureiro português), D. Antônio de Mariz, (velho fidalgo português) e Cecília (filha de Don Antônio).

"Blimunda" (1989)
 

Fontes: wikipedia ("Hôtellerie ..." / "Jessonda" / "Les diamants ..." / "Il Guarany")

Sem comentários: