sábado, 15 de outubro de 2016

Férias em Portugal, com argumento de Janete Clair, em “Férias Sem Volta” (1977 e 1993)


Caso Especial foi uma série de telefilmes produzidos e exibidos pela Rede Globo entre 10 de setembro de 1971 e 5 de dezembro de 1995, com dia, horário e periodicidade de exibição variados, tendo totalizado 172 episódios.

Em 2 de dezembro de 1977 foi exibido, com grande repercussão, um “Caso Especial” de autoria de Janete Clair. Dirigido por Antônio Abujamra, um dos principais encenadores do teatro brasileiro, o Caso Especial de Janete reunia no elenco Renata Sorrah, o actor português Tôni Côrrea e Thereza Amayo, que fazia o papel de amiga e prima da protagonista. Idealizada pela escritora quando passou férias em Portugal, a acção do telefilme decorria em Lisboa, Sintra, Cascais e Estoril.

Nos anos 90, a história foi refeita e reapresentada com Carolina Ferraz no papel que foi de Renata Sorrah.


Sinopse

Um rapaz do interior do Brasil (Carlos Gregório), às vésperas do casamento, põe o carro na frente dos bois e tenta "se aproveitar" da noiva: bela, jovem e virgem (Renata Sorrah). Traumatizada, a moça dispensa o apressadinho e decide visitar Portugal com a mãe. A jovem reencontra a razão de viver durante a viagem: apaixona-se por um "gajo" da terra (Toni Corrêa).



"Remake"

Para homenagear o décimo aniversário da morte de Janete Clair, nada melhor que uma história romântica, gravada nos cenários mais sugestivos de Lisboa; o caso especial "Férias sem volta'', que foi exibida pela Rede Globo em 1993, com argumento de Janete Clair  e adaptação de Leonor Bassères.

Entre a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge, a Alfama, Sintra e Cascais, a triste Hortênsia se recupera do trauma provocado pela morte do noivo em um acidente e é galanteada pelo guia turístico Salvador.

Dirigidas por Roberto Talma, as cenas em Portugal foram gravadas em quatro dias e trouxeram a Portugal Carolina Ferraz e Eva Wilma, que interpretam Hortênsia e Laura, mãe da protagonista.

O papel de Salvador (o guia  português) ficou com o actor português Diogo Infante, então com 26 anos. "Férias sem volta", que tem também as participações de Carlos Zara, como pai de Hortênsia, Cássio Gabus Mendes (o noivo que morre) e o actor português Marco António Del Carlo.

 Fontes: Mauro Ferreira ("Nossa Senhora das Oito") / Wikipedia / Sandra Cohen

Sem comentários: