sábado, 20 de julho de 2013

Sucesso mundial de Lucenzo com "Vem Dançar Kuduro" (2010-2012)


Lucenzo, de seu nome Luís Filipe Oliveira, nasceu em Bordéus, no seio de uma família de emigrantes portugueses com origens na aldeia de Vilas Boas (distrito de Bragança).

Começou sua carreira em bandas de hip-hop como Sol da Noite e Les Portugais de Bordeaux (Os Portugueses de Bordéus), tendo lançado em 2006 “Portugal é Nossa Terra“ com DJ Lusitano, o que o tornou relativamente popular junto da comunidade portuguesa em França, a que se seguiram os temas “Emigrante del Mundo” e “Dame Reggaeton”.


Após descobrir o estilo Kuduro, proveniente de Angola, decide apostar nesse "novo" estilo, assinando contrato com a Universal francesa, que publicaria em Janeiro de 2010 o tema "Vem Dançar Kuduro", uma canção bilíngue em português e inglês, com a participação do rapper norte-americano Big Ali radicado em França, que se tornou um enorme sucesso quer em França quer noutros países europeus.

O canal de televisão MTV Idol torna o tema um dos maiores sucessos do verão de 2010, o que lhe permite alcançar o European Top 10 e o segundo lugar das estações de rádio do Canadá.


O sucesso de "Vem danzar Kuduro" (2º lugar no top francês) origina igualmente encenações flash-mobs um pouco por toda a França com coreografias de Kuduro (na Torre Eiffel, Centros Comerciais, Malls, etc.).

O álbum "Emigrante Del Mundo" é igualmente um sucesso em França (8º lugar no top francês), sendo lançado como segundo single "Baila Morena", que atinge o 9º lugar em França.

 

“Danza Kuduro" de Don Omar feat. Lucenzo

“Vem Dançar Kuduro” foi regravado em Maio de 2011 pelo porto-riquenho Don Omar, com a participação de Lucenzo. “Danza Kuduro” foi incluído na banda sonora do filme “Fast Five” ("Velocidade Furiosa 5: Assalto no Rio"), tendo sido um dos vídeos mais vistos no YouTube.

O tema garantiu a Lucenzo e Don Omar cinco prémios Latin Billboard, incluindo Canção do ano, Vocal event e Canção de ritmo latino.

Foi igualmente gravada uma nova versão para o álbum "Emigrante Del Mundo" de Lucenzo.


Diferenças e semelhanças entre "Vem Dançar Kuduro" e "Danza Kuduro"

A base da música é a mesma de "Vem Dançar Kuduro", com algumas modificações. Em ambas as canções Lucenzo canta em português, mas em "Vem Dançar Kuduro" é o vocalista principal, tendo a participação de Big Ali, enquanto que em "Danza Kuduro" o vocalista é Don Omar, e Lucenzo faz uma participação especial.


Sobre a alteração de "Danza Kuduro" para "Dança com tudo" na versão da música para a novela “Avenida Brasil"

Após o sucesso no Carnaval do Brasil, o tema de Lucenzo foi regravado por Robson Moura e Lino Kriss, sendo escolhido como tema de abertura de "Avenida Brasil", novela das 21h da TV Globo, que estreou no dia 26 de abril de 2012.

"Claro que aceitei. Quem não aceitaria no meu lugar? Para mim, ter uma música em uma novela brasileira é uma grande conquista. Em Portugal, o termo "Danza Kuduro" não tem o significo maldoso que pode ter aqui no Brasil, não tem esse duplo-sentido. Achei que a mudança ficou boa. É adequado, ainda mais porque uma novela é assistida por gente muito jovem, por pessoas mais velhas. É melhor evitar a polémica.”

Fontes: wikipedia / Página oficialRevista Quem / Brazilian Press 

Sem comentários: