quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

“House Under Water” (1963) de Len Deighton


“Horse Under Water” (1963) foi o segundo livro de espionagem de Len Deighton protagonizado por um espião anónimo (identificado como Harry Palmer nas adaptações ao cinema), sendo curiosamente o único dos livros que não foi adaptado ao cinema. Foi planeada uma adaptação ao cinema em 1968, mas foi abandonada após o fracasso do filme “Billion Dollar Brain”.

A maior parte da acção decorre numa pequena vila piscatória portuguesa, em 1960, em pleno período do Estado Novo. O enredo centra-se nos despojos de um submarino afundado nos últimos dias da segunda guerra mundial. Inicialmente os despojos eram moeda falsa que poderia servir para financiar uma revolução em Portugal. Depois aborda-se o tráfico de heroína (o “Horse” do título). Mas o verdadeiro objectivo é encontrar a “Weiss list”, uma lista de britânicos dispostos a apoiar o Terceiro Reich a formar um governo britânico manipulado pelos nazis.


“Missão Secreta em Portugal” (edição brasileira de 1968)

É suspense do começo ao fim da leitura. Numa fabulosa trama internacional. O autor maneja com perícia os seus instrumentos de ficcionista, não dando ao leitor a menor oportunidade de abandonar o volume antes de chegar ao fim.

Quantos segredos os nazis terão deixado boiando no mar, usando bóias como esconderijos, na esperança de, mais tarde, com uma reviravolta da guerra, recuperá-los? Em torno desse fato, o serviço secreto inglês tece uma rede de aventuras. As revelações vão sendo feitas pouco a pouco. Dizer mais é privar o leitor de descobrir por si mesmo o rumo desse enredo.

Não deixe de apreciar, é envolvente. Até onde foi a imaginação do escritor, o que realmente é verdade? Só lendo ...

Curiosidade

Len Deighton, e a sua esposa Ysabele repartiam o seu tempo entre as suas casas em Portugal e Guernsey (Reino Unido).

Fontes: wikipedia  / divevisionkirjasto / goodreads  

Sem comentários: