terça-feira, 15 de maio de 2012

A presença de Portugal no Ceilão na obra de Gaston Perera


Gaston Perera começou por se dedicar à escrita de romances históricos como "The Rebel of Kandy" (1999), "Historical Tales" (2000) e "Sons of the Rebel" (2005), todos localizados durante a presença de Portugal no antigo Ceilão (actual Sri Lanka), tendo-lhe sido atribuído o prémio "State Literary Award for English Fiction" em 2000.

Posteriormente escreveu diversos livros sobre a história militar do Ceilão, tendo publicado "Kandy Fights the Portuguese - A Military History of Kandyan Resistance" (2007) e "The Portuguese Missionary in 16th and 17th Century Ceylon" (2009).


"The Rebel of Kandy" (1999)


Os primeiros livos de Gaston Perera desenrolam-se em Kandy nos séculos XVI e XVII. O protagonista do seu primeiro livro “The Rebel of Kandy” é Konnapu Bandara que, ameaçado pelo seu próprio povo, se junta aos Portugueses de Kotte, sendo baptizado com o nome cristão de Dom João da Áustria.

Mais tarde os portugueses pedem para que regresse a Kandy para servir de espião e para casar com a Rainha, Dona Catarina (Kusumasana Devi). Mas acaba por aí se fixar e subir ao trono como Wimaladharmasuriya I (sendo um dos refundadores do actual Sri Lanka).

  
"Kandy Fights the Portuguese" (2007)

Esta obra relata a resistência dos Kandyans (nativos de Cândia) às tentativas de subjugação dos portugueses durante o período de 1594-1638. A obra está dividida em 3 partes. Começa com uma descrição do terreno em que ocorreram os conflitos e descreve os homens que participaram nas lutas, as armas utilizadas e as práticas militares de cada lado. 

A segunda parte é uma história da guerra que ocorreu neste período e analisa as campanhas e as grandes batalhas onde os Kandyans aniquilaram os portugueses. A terceira parte consiste num relato de uma batalha nas planícies para pôr em relevo a diferença entre a guerra nas montanhas e nas planícies.


"The Portuguese Missionary in 16th and 17th Century Ceylon: The Spiritual Conquest" (2009)

É o primeiro relato completo sobre a presença dos missionários portugueses no antigo Ceilão, tendo por base a obra de Frei Fernão de Queiróz (contemporâneo dos acontecimentos) e de autores mais recentes como Frei S. G. Perera e Frei V. Perniola.

O livro está dividido em seis partes, entre as quais, se destaca: discussão sobre a ideologia dos missionários; análise dos aspectos organizacionais da missão, tais como a preparação do missionário, seu relacionamento com o Estado e sua remuneração; qualidades do missionário; a estratégia adoptada pelos missionários; e as tácticas adoptadas para implementar a estratégia.





Ceilão Português

O chamado Ceilão Português, que se situa no actual Sri Lanka, foi território de Portugal durante 153 anos. Foi o único caso em que os portugueses tentaram uma conquista territorial efectiva no Índico, ao estilo do Império Espanhol nas Américas, não se limitando às fortalezas e feitorias costeiras.

Primeiramente os Portugueses assinaram um tratado com o reino de Cota. O Ceilão Português foi estabelecido pela ocupação de Kotte e a conquista de reinos Cingaleses circundantes. Em 1565 a capital do Ceilão Português foi transferida de Kotte para Colombo. 


Kandy

Houve vários reinos em Ceilão, mas Candy (Cândia ou Kandy) ficou sempre fora da órbita portuguesa. Portugal conseguiu controlar toda a costa mas nunca conseguiu conquistar o interior da ilha que é onde ficava o reino de Kandy que foi o nosso mais poderoso opositor.

A ilha foi uma espécie de Vietname para o exército português onde se desbaratou homens e dinheiro na tentativa de conquistar o seu interior.

Tissa Abeysekera  

C. Gaston Pereira, Tissa Abeysekera e C.R. de Silva são alguns dos mais importantes estudiosos da presença portuguesa no antigo Ceilão. Tissa Abeysekera publicou em 2005 o livro "Jaffna under the Portuguese" (na foto o Forte de Jaffna).
 
Fontes/Mais informações: lakbimanews / Amoras e Amores / wikipedia / Amazon / mahavansa.blogspot.pt / Colonial Voyage / The Island / João Nobre Oliveira / Royal Asiatic Society

Sem comentários: