quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"Lisboa em Pessoa" de João Correia Filho (2011)

Certo dia, um jornalista brasileiro apaixonado por literatura conheceu um roteiro para desvendar Lisboa, criado pelo poeta Fernando Pessoa, o qual foi publicado com o título “Lisboa: o que o turista deve ver”.

Desse encontro nasceu a inspiração para que João Correia Filho refizesse o percurso proposto pelo poeta e transformasse a sua aventura neste guia: "Lisboa em Pessoa - guia turístico e literário da capital portuguesa".

Além dos lugares citados pelo poeta, o autor incluiu outros locais imperdíveis para quem deseja explorar a cidade e mais três itinerários extras: um baseado na vida e na obra de Eça de Queiroz, uma visita a Sintra e um roteiro pelas livrarias e pelos cafés mais charmosos de Lisboa.


Para completar, criou um guia de sobrevivência para facilitar a vida dos viajantes ao longo das suas aventuras lisboetas. Além dos poemas de Fernando Pessoa, incluiu também trechos da obra de outros escritores portugueses, como José Saramago, Inês Pedrosa e Luís de Camões, que ajudaram o jornalista a ir mais fundo na alma lusitana.

Mais do que um guia, "Lisboa em Pessoa" é também um relato fascinante, recheado de belas imagens, e vai conquistar aqueles que, como o autor, têm a viagem como uma das suas grandes paixões. E na literatura, a sua maior inspiração.

Fontes: Clube dos Livros / Viagem de Cinema

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei ver esta postagem. Estou estudando e conhecendo Portugal e estou amando este país! Um abraço. Francinete Mateus (de São Paulo, Brasil)