quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jayme Cortez (1926-1987), mestre da banda desenhada luso-brasileira

Jayme Cortez nasceu em Lisboa, a 8 de Setembro de 1926, tendo-se estreado na revista portuguesa “Mosquito” onde publicou, entre outras, as bandas desenhadas “Os 2 amigos na cidade dos monstros marinhos” e “Os Espíritos assassinos” que se inspiravam nos seus amigos do Bairro Alto.

Em 1947, partiu para o Brasil, onde, a par de bandas desenhadas (histórias em quadrinhos = HQs) como "O retrato do mal" ou "Zodíaco", foi jornalista, ilustrador, cartoonista, professor e autor de livros sobre ilustração e histórias aos quadradinhos.

Foi um dos nomes importantes da Banda Desenhada de terror brasileira, ao lado de outros estrangeiros radicados no Brasil (Nico Rosso, Eugênio Colonnese, Rodolfo Zala).

Escreveu os livros "A técnica do Desenho", "Mestres da Ilustração" e "Manual Prático do Ilustrador". O álbum "Saga do Terror", que reunia vários de seus trabalhos em banda desenhada, foi lançado postumamente pela editora Martins Fontes


Emigração para o Brasil

Em março de 1947 desembarca no porto de Santos e fixa residência em São Paulo e no ano seguinte casa-se com a brasileira Maria Edna.

Teve uma curta experiência como caricaturista (chargista) no jornal "O Dia" e, logo de seguida, iniciou a sua carreira como desenhador de banda desenhada fazendo "tiras" para o "Diário da Noite" ("Caça aos tubarões" e "O Guarany").

Posteriormente colaborou com a Editora La Selva e Outubro, onde foi responsavel pelas capas e director de arte.

Foi professor da Escola Panamericana de Arte e trabalhou na área publicitária como director de criação da McCann Erickson entre 1964 e 1976 e depois passou a director de merchandising e animação da Maurício de Sousa Produções.

Estúdios Maurício de Sousa


Foi director de Arte dos Estúdios Maurício de Sousa, tendo sido editor da revista Bidu.

Segundo consta na biografia oficial de Maurício, Jayme Cortez foi o responsável por ter colocado o autor no caminho certo. Maurício teria tentado fazer uma revista de terror e recebido de Cortez uma bela crítica: “O Maurício me levou uma m*r#a de história de terror, mas eu insisti pra ele que fizesse seus quadrinhos cômicos.”

Colaboração com José Mojica Marins


Conheceu José Mojica Marins, conhecido realizador de cinema brasileiro, em 1968, colaborando com ilustrações para o filme "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" e desenhando o poster de "Finis Hominis" (1971), igualmente de Mojica.

Participou, em 1978 e 1979, como actor, nos filmes de Mojica: "Delírios de um Anormal", "Perversão" e "Mundo: Mercado do Sexo". Os cartazes eram da autoria de Jayme Cortez.

Primeira Exposição Internacional


Jaime Cortez foi um dos organizadores (conjuntamente com Álvaro de Moya, Miguel Penteado e Syllas Roberg) da “Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos”, que teve lugar em São Paulo, em 1951, o primeiro evento do género realizado em todo o mundo.

Homenagens


Homenageado em Lucca, Itália, em 1986, com o prémio Caran D'Ache, no "XX Festival Internacional de Banda Desenhada e Ilustração", pelos seus 50 anos de actividade.

Após a sua morte, foi homenageado na cerimónia de prémios Angelo Agostini, tendo o seu nome sido atribuído ao troféu entregue anualmente no Brasil aos "incentivadores da HQ nacional".

Blog oficial


O blog Jayme Cortez, organizado por Fabio Moraes e Jayme Cortez Filho, tem por objectivo tornar acessível ao maior número de pessoas a obra do Mestre Cortez, apresentando muitas artes e fotos desconhecidas do grande público.

Fontes/Mais informações: Blog de Pedro Cleto / JN / blog Jayme Cortez / wikipedia / Carcasse / Kuentro / Mundo HQ / Planeta Mongo / Canibuk

5 comentários:

Anónimo disse...

Excelente Blog.

Vou seguir

Blogger disse...

BD "El portugues" da série espanhola Espadachin Enmascarado

http://www.studiocomics.com/descrips.do?d=autor.do&f=38

Anónimo disse...

Tenho uma sugestão que penso ser interessante para este blog. É o livro "Lisboa em Pessoa", do jornalista brasileiro João Correia Filho. Fiz um breve post sobre ele no meu blog http://viagemdecinema.blogspot. com. Se quiser dar uma olhada lá, fique à vontade.
Ah, quero dizer que no próximo mês estarei em Portugal e que este seu blog está sendo muito útil para as minhas pesquisas sobre o país.
Abraços, Francinete Mateus

Celeste Cortez disse...

Jayme Cortez, aliás Jaime Cortez Martins, era meu familiar e de meu marido. Sua mãe D. Palmira Cortez era irmã de minha avó paterna e também irmã da minha sogra. Tinha uma irmã em Portugal, que já faleceu.
Sou escritora de romances e poesia. Poderá comunicar comigo através de meu email, se f.f.?
celeste.cortez@hotmail.com

Celeste Cortez disse...

Jayme Cortez, aliás Jaime Cortez Martins, era meu familiar e de meu marido. Sua mãe D. Palmira Cortez era irmã de minha avó paterna e também irmã da minha sogra. Tinha uma irmã em Portugal, que já faleceu.
Sou escritora de romances e poesia. Poderá comunicar comigo através de meu email, se f.f.?
celeste.cortez@hotmail.com