Francisco José Galopim de Carvalho partiu à descoberta do Brasil em 1954, mercado então muito aberto aos artistas portugueses, mas nem ele imaginava que acabaria por se fixar definitivamente no "país irmão", deixando para trás a carreira de sucesso feita em Portugal.
Até 1960 actuará essencialmente para a comunidade portuguesa radicada no Brasil, e só em 1961 conseguirá aí gravar – para a Editora Sinter Phillips - um primeiro disco: uma nova versão de "Olhos Castanhos".
Apos muitas actuações na TV Continental (Canal 9), TV Tupi e TV Rio, Francisco José encontra finalmente o seu público. E o seu programa no antigo canal 9 [programa aos sábados, em horário nobre] abre-lhe o caminho definitivo da popularidade.
E quando a Phillips lançou o LP "A Figura de Francisco José" parece que o público do Brasil inteiro se levantou para aplaudi-lo. Em poucos dias, no Rio de Janeiro, liderava absoluto as listas de sucessos musicais.
O seu maior sucesso, "Olhos Castanhos", vendeu cerca de 1 milhão de cópias, tornando-se a canção mais popular no Brasil durante o ano de 1964.
Em pouco tempo, Francisco José tornar-se-á numa vedeta no Brasil e no artista português mais popular de sempre naquele país, onde residirá quase ininterruptamente até aos anos oitenta.
Fontes/Mais informações: fcorreiajunior.sites.uol.com.br / Memória da MPB / Cabesound2008 / "Instituto Camões" / Tese de Alberto Boscarino Junior
TV Continental
"Em 1960, a Continental viveu o auge de sua popularidade através do programa "Figura de Francisco José", com o cantor português, que tornou-se líder absoluto de audiência, indo ao ar aos sábados a noite."
Sem comentários:
Enviar um comentário