terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cisco Kid de origem portuguesa em “In Old Arizona” (1929)

Cisco Kid é um cowboy criado em 1907 por O. Henry, pseudónimo de William Sydney Porter, no seu conto "The Caballero's Way".

No conto de O. Henry, Cisco Kid é um bandido algo violento e aparentemente de etnia norte-americana (ou mexicana), mas o personagem foi sendo retratado, em diversas obras, como uma espécie de Robin Hood, por vezes de sexualidade dúbia, o que poderá ter motivado que diversos autores o tivesssem apresentado como Mexicano, Mexicano-Norte-Americano e inclusive Luso-Norte-Americano.


Numa das obras mais importantes, o filme “In Old Arizona”, realizado por Irving Cummings e Raoul Walsh (com cinco nomeações para os Oscars, incluindo para melhor filme e melhor actor, o único Oscar  que recebeu), o argumento de Tom Barry segue quase à risca a obra de O. Henry, mas apresenta três alterações significativas.

I) A história decorre no Arizona e não no Estado do Texas.

II) Cisco Kid afirma que é originário de Portugal, filho de uma mãe portuguesa e de um pai de São Luís Obispo (não é referida a etnia do pai, mas presume-se que seja hispânico pois aparentemente Cisco fala espanhol), e sonha em regressar a Portugal com Tonia, ainda que reconheça que é uma fantasia pois não vive em Portugal desde criança.

III) Barry complementa a história de O. Henry com aspectos que não aparecem de forma directa no texto original.





Warner Baxter

A interpretação de Warner Baxter no filme “In Old Arizona” (1929) valeu-lhe o Oscar destinado ao melhor actor, tendo repetido o papel noutros três filmes: “The Arizona Kid” (1930), “O Bandido Generoso” (no original “The Cisco Kid”, de 1931) e "The Return of the Arizona Kid (1939).


 
 

O actor cubano Cesar Romero, que interpretara Lopez, o colega de Cisco Kid, em "The Return of the Arizona Kid", assume o papel de Cisco Kid, em cinco filmes. Sendo o papel posteriormente interpretado por Duncan Renaldo (em oito filmes) e Gilbert Roland (em cinco filmes). 

"Ride on Vaquero" (1941) com Cesar Romero


No filme "Ride on Vaquero", de 1941, protagonizado pelo actor Cesar Romero, Cisco Kid está determinado em vingar a morte de D. Pedro e libertar Carlos, ambos pertencentes à família Martinez, seus grandes amigos, desde que veio de Portugal.

Fontes: David William Foster (pág. 156 e seguintes) / TCM

Imagens do filme: C4pt0m3nt3

3 comentários:

Pedro Pereira disse...

Fora de tópico...
Gostava apenas de deixar uma dica. Summertime Killer foi filmado por cá também...

Minha opiniã, aqui:
http://filmesdemerda.tumblr.com/post/1399788717/summertime-killer

PNM disse...

Obrigado

Blogger disse...

Sobre Cisco kid em blog brasileiro quadripop

https://quadripop.blogspot.com/2016/10/the-cisco-kid.html