terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cisco Kid de origem portuguesa em “In Old Arizona” (1929)

Cisco Kid é um cowboy criado em 1907 por O. Henry, pseudónimo de William Sydney Porter, no seu conto "The Caballero's Way".

No conto de O. Henry, Cisco Kid é um bandido algo violento e aparentemente de etnia norte-americana (ou mexicana), mas o personagem foi sendo retratado, em diversas obras, como uma espécie de Robin Hood, por vezes de sexualidade dúbia, o que poderá ter motivado que diversos autores o tivesssem apresentado como Mexicano, Mexicano-Norte-Americano e inclusivé Luso-Norte-Americano.


Numa das obras mais importantes, o filme “In Old Arizona”, o argumento de Tom Barry segue quase à risca a obra de O. Henry, mas apresenta três alterações significativas.

I) A história decorre no Arizona e não no Estado do Texas.

II) Cisco Kid afirma que é originário de Portugal, filho de uma mãe portuguesa e de um pai de São Luís Obispo (não é referida a etnia do pai, mas presume-se que seja hispânico pois aparentemente Cisco fala espanhol), e sonha em regressar a Portugal com Tonia, ainda que reconheça que é uma fantasia pois não vive em Portugal desde criança.

III) Barry complementa a história de O. Henry com aspectos que não aparecem de forma directa no texto original.





Warner Baxter

A interpretação de Warner Baxter no filme “In Old Arizona” (1929) valeu-lhe o Oscar destinado ao melhor actor, tendo repetido o papel noutros dois filmes: “The Arizona Kid” (1930) e “O Bandido Generoso” (no original “The Cisco Kid”, de 1931).

"Ride on Vaquero" (1941)


No filme "Ride on Vaquero", de 1941, protagonizado pelo actor cubano Cesar Romero, Cisco Kid está determinado em vingar a morte de D. Pedro e libertar Carlos, ambos pertencentes à família Martinez, seus grandes amigos, desde que veio de Portugal.

Fontes: David William Foster (pág. 156 e seguintes) / TCM

Imagens do filme: C4pt0m3nt3

2 comentários:

Pedro Pereira disse...

Fora de tópico...
Gostava apenas de deixar uma dica. Summertime Killer foi filmado por cá também...

Minha opiniã, aqui:
http://filmesdemerda.tumblr.com/post/1399788717/summertime-killer

PNM disse...

Obrigado