João Vidal Abreu nasceu em Lisboa em 10 de Janeiro de 1945. Mais conhecido por "Beethoven", foi teclista da conhecida banda de Lisboa "Os Jets" (que editaram 1 EP pela TECLA em 1967).
Em 1968 emigra para Espanha e ingressa no grupo "Los Grimm" (passando a ser conhecido por Juan Vidal) que, assim, entra numa nova fase onde adere ao som psicadélico.
Com o fim da banda em 1970, João Vidal vai para os "Barrabás", banda formada por Fernando Arbex e Ricky Morales (ex-Los Brincos), que mistura os sons psicadélicos com a salsa, o funk, criando uma nova receita para o exito a nível mundial.
João Vidal permanece no grupo, entre 1971 e 1978, tocando teclados e órgão Hammond.
Sucesso mundial
O grupo obteve dois grandes sucessos a nível mundial, com os temas "Wild Safari" e "Woman" ambos do disco "Wild Safari" (versão internacional de "Barrabas", o seu álbum de estreia).
"Wild safari" foi nº 1 no top de Rhythm and Blues dos Estados Unidos, tendo tido sucesso na América Latina, Canadá, Alemanha e França.
Em 1973 editam o seu segundo álbum "Barrabas Power", que incluia os temas "Mr. Money", utilizado num anúncio da televisão norte-americana, e "Children Children”, que se tornou um grande sucesso na América Latina, sobretudo na Venezuela.
O terceiro álbum, "Release Barrabas", é publicado em 1974, incluindo o single "Hi-Jack", nº 1 em Espanha durante varias semanas e que entrou nas listas todo o mundo em 1975, sendo um grande sucesso nos tops de Disco Music nos Estados Unidos (nº 1 da revista "Record World" e nº 3 na "Billboard").
Em 1977 foram considerados como o terceiro melhor grupo de Funk para a Revista Playboy.
Após a gravação do seu sexto álbum, decidem suspender a actividade do grupo por desavenças internas, terminando assim a primeira etapa do grupo.
Fontes: Reis do Yé-Yé / Barrabás / qmusika
1 comentário:
Não tenho a certeza, mas acho que houve outro português numa das formações dos BARRABÁS.
um abraço :)
Enviar um comentário