sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sucesso das Irmãs Meireles no Brasil

Cidália Meireles começou a cantar na Rádio Nacional de Lisboa, em 1941, formando, em 1943, com as suas irmãs Milita e Rosária, o Trio Irmãs Meireles que obteve, em 1944, o primeiro prémio do concurso de "Conjuntos Vocais", passando a ser um dos grupos dilectos do regime.

Em 1947 iniciaram a carreira internacional actuando no Brasil e noutros países da América do Sul (Chile, Argentina). Em 1949 regressam ao Brasil, a convite da Rádio Record, vindo a fixar aí residência. Iniciaram a temporada na Rádio Record no sábado, 3 de Setembro as 21:30 horas. Cantavam sempre as terças, quintas e sábados no mesmo horário, sob o patrocínio do Sabão Albatroz, Tintas e Vernizes Cil e Conhaque Ipiranga.

Era o pai das meninas, José Meireles, quem administrava os contratos e o dinheiro. Elas afirmam que ganharam verdadeira fortuna. Foi com esse dinheiro que o Sr. Meireles adquiriu três hotéis no Brasil.

Pai e filhas na Praça Mauá (Santos) no dia do espectáculo no Coliseu-1950

A gravadora Sinter S.A. aproveitou para lançar, entre Dezembro de 1950 e Janeiro de 1951, alguns discos das irmãs Meireles. Milita grava sozinha um disco de boleros. E como Trio gravam um fado e um corridinho da autoria de Antônio Mestre, o tema "Minha linda lusitana" (marcha carnavalesca de Claribalte Passos e Jorge Murad) e o frevo canção "Morena de Copacabana".


Cidália Meireles

Após o casamento, Cidália passa a residir em S. Paulo, onde cantou na Rádio Record de 1954 a 1964, tendo apresentado programas de sucesso como "Viajando com Cidália Meireles".

Ganhou também diversos prémios, entre outros, o prémio "Roquete Pinto" nas categorias de "Melhor Cantora de música popular internacional" e "Melhor programa de TV", e o troféu “Guarani”, o mais alto prémio na industria fonográfica, para o melhor álbum de música internacional do ano de 1957 pelo disco "Adega da Cidália".

Programa "Adega da Cidália" (acervo MIS)

Disco "Adega da Cidália"
Cidália apresentou programas na TV Brasileira como "Adega da Cidália" (a partir de 1956), "Cidália mais perto de Portugal" e " Cidália se diverte". Foi igualmente uma das estrelas da série de programas “O Fado e o Samba”, reunindo Cidália Meireles e Isaura Garcia na TV Record e protagonizou, também na TV Record, a série "Severa" que deveria durar um mês, mas que, devido ao enorme sucesso, se prolongou por mais dois meses.

Espectáculo no Coliseu em Santos (1950)

Rosária Meireles

Em 22 de Janeiro, às 20 horas, Rosária começou sua temporada na Rádio Nacional e TV Paulista, canal 5, durante três meses.

Actuou, nos Estados Unidos, como figura permanente nos programas de Steve Allen, na televisão NBC, tendo também actuado ao lado de Vic Damone, na CBS-TV.

Fontes/Mais informações: Blogue de Paulo Borges / Fotolog Parque Mayer / Thais Matarazzo (Biografia "Cidália, voz de Portugal") / Cifra antiga  / Encontro gerações BNM  / Álbum da mulher / Page espia / Blog Ilustração Portuguesa / Artistas de outros tempos / Macau antigo / Indústrias Culturais /  Tese Pedro Moreira (Emissora Nacional) / etcetaljornal / História da Rádio em Portugal


Fotos: Blog Memória Santista / Programa Bom Dia Portugal Santos Brasil  / Revista do Rádio / Museu da Imagem e do Som
Ligação: Podcast de "Mundo Fado Brasil"

2 comentários:

Luisa Paiva Boléo disse...

Obrigada pelas suas informações.
Sabe mais sobre a carreira nacional das Irmãs Meireles?

Blogger disse...

Pode consultar as fontes que indicámos