sexta-feira, 13 de novembro de 2009

“Qualquer coisa de intermédio” com Adriana Calcanhoto

Em 1995, a Editora brasileira Nova Aguilar convidou Adriana Calcanhoto para musicar alguns poemas do poeta português Mário de Sá-Carneiro e, posteriormente, apresentar essas canções numa "performance" realizada na Livraria Argumento, no Rio, no lançamento das obras completas do poeta no Brasil.

Uma das canções, "O outro", acabou por entrar no CD "Público" (2000), que trazia regravações dos antigos sucessos (entre outras canções consagradas), dando origem a um DVD, lançado no ano seguinte pela BMG.

"Qualquer Coisa de Intermédio"

Em 2007, Adriana Calcanhoto é convidada pela fundação Gulbenkian de Paris para "fazer uma noite única com um repertório de língua portuguesa". Apresentado apenas em Lisboa e Paris, o show “Qualquer coisa de intermédio” fez sua estreia no Brasil, em 2009, no 16º Festival "Porto Alegre em Cena".

O nome do espectáculo é uma alusão a um poema português de Mário de Sá Carneiro (1890-1916) que inclui em sua letra o seguinte trecho: “Eu não sou eu nem sou o outro, sou qualquer coisa de intermédio: pilar da ponte de tédio que vai de mim para o outro”.

Repertório

No repertório, a poesia portuguesa de Camões e Fernando Pessoa, o fado, a canção provençal de Arnaut Daniel, a expressão artística portuguesa moderna de Amália Rodrigues, os versos de Fiama Hasse Pais Brandão, e ainda a reverência à musa luso-brasileira Carmen Miranda

Destaque para o texto da portuguesa Fiama Hasse Pais Brandão, "Poética do Heremita", musicado pelo cantora gaúcha, que consta do seu mais recente álbum "Maré".


"Saga Lusa"

Em 2008, Adriana lançou seu primeiro livro, "Saga Lusa". O livro é um relato da viagem a Portugal durante a digressão do disco "Maré". O relato mostra como foram as 120 horas sem dormir e os efeitos causados por uma mistura de remédios para curar uma forte gripe.

A escrita feita nos momentos de delírio, insónia e medo torna-se a única actividade que Adriana, sentada em frente ao seu computador, realiza com muito bom humor. O livro está repleto de passagens engraçadas, onde a própria escritora ri de si mesma.

O livro foi lançado pela Editora Cobogó (Brasil) com capa em 4 cores diferentes e pela Quasi Edições (Portugal).

Fontes: wikipedia / clicrbs

Video: "O Outro"

4 comentários:

nesse disse...

Já no post sobre Fagner/Florbela Espanca tinha reparado nisso. Existe uma etiqueta Fernando pessoa e outra Literatura Portuguesa mas tanto no caso de FE como de MSC (e outros) justificava-se a etiqueta "poesia" ou "poetas". Afinal Portugal é um pais de poetas....

ac disse...

http://mariabethaniareverso.blogspot.com/2009/10/um-dos-pontos-altos-de-amor-festa.html

Maria Bethania anda a interpretar ao vivo um tema de Pedro Abrunhosa-"Balada de Gisberta". Há vários brasileiros que gravaram canções de Abrunhosa.

palor disse...

http://milvinil.multiply.com/music/item/162/162

André Luiz Oliveira - 1986

sonso disse...

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/

Legião Urbana + Camões