Aliki Kayaloglou é uma cantora grega, que já colaborou com dois dos mais importantes compositores gregos, inicialmente com Mikis Theodorakis e depois com Manos Hadjikdakis.
Empenhada em partilhar o seu gosto pela poesia, Aliki possui uma particular forma de interpretar textos poéticos e de os comunicar com o público, dando recitais, desde 1982, sobre alguns dos seus poetas preferidos como G. Seferis, O. Elytis, Cavafy K., Ritsos G., Anagnostakis M., Gatsos N., Lorca, Horácio Ferrer, Fernando Pessoa e outros.
Em 2007 lançou o disco "Aliki Kayaloglou Sings Fados and Reads Fernando Pessoa's Ode Maritima" no qual cantava o fado e declamava a "Ode Marítima" de Fernando Pessoa.
Fado e Fernando Pessoa (adaptado do blog de um lusodescendente)
Numa bela tarde, deparei-me com um disco em que apenas dois nomes me eram familiares. "Fado" e "Fernando Pessoa". (...)
Escusado será dizer que às vezes ainda caio na armadilha de sentir as minhas raízes. Mesmo com uma ênfase em outro lugar. E se o mundo fosse um? ...
Fontes: Aliki Kayaloglou (site) / Du bleu dans mes nuages
2 comentários:
Merci pour la citation.
Às versões do Chile, Alemanha, Finlândia, Suécia, Espanha, Brasil, Holanda, E.U.A, Itália e França, junta-se agora a última descoberta: uma versão do tema “Chula da Póvoa” pela artista grega Τανάγρη Μελίνα.
http://www.aja.pt/um-versao-vinda-da-grecia/
Enviar um comentário