quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Obras de Saramago adaptadas para Ópera


O compositor italiano Azio Corghi já escreveu sete obras musicais sobre textos de Saramago, sendo "Dissoluto Absolvido" a terceira colaboração no campo da ópera. Para o compositor italiano a literatura é uma grande fonte de inspiração quando se trata de encontrar temas teatrais.


Blimunda

Saramago recusou autorizar uma adaptação cinematográfica de "Memorial do Convento". O romance foi, no entanto, adaptado a ópera lírica em 3 actos por por Azio Corghi, com o título "Blimunda" (em 1989), estreada no Teatro alla Scala, Milão, em 20 de Maio de 1990, com encenação de Jerôme Savary.

José Saramago apenas consentiu esta adaptação pelo facto da ópera se inspirar apenas em quatro ou cinco elementos dramáticos da obra. Blimunda foi a figura central do espectáculo; trata-se de uma mulher de estranha beleza e dotada de poderes ocultos, que acompanha Baltasar Sete-Sóis, um ex-soldado maneta e gancho no coto, nas desventuras da Inquisição, na aventura da Passarola de Bartolomeu de Gusmão e nos episódios da construção do Convento de Mafra.


Outras obras musicais

Da peça "In Nomine Dei" foi extraído um libreto, o da ópera "Divara", estreada em Munster (Alemanha), em 31 de Outubro de 1993, com música de Azio Corghi e encenação de Dietrich Hilsdorf.

Igualmente de Azio Corghi é a música da cantata "A Morte de Lázaro" sobre textos de "Memorial do Convento", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e "In Nomine Dei", interpretada pela primeira vez em Milão, na igreja de San Marco, em 12 de Abril de 1995.

Da peça teatral "Don Giovanni ou o Dissoluto Absolvido" foi extraído o libreto da ópera de Azio Corghi "Il Dissoluto Assolto", estreada em Lisboa, em 18 de Março de 2006, no Teatro Nacional de São Carlos.


A dupla Corghi e Saramago

O que mais o fascina em Saramago, "um homem que denuncia as injustiças do mundo mas que tem uma grande sede de viver", é o facto de cada obra literária do escritor português conter tudo lá dentro: "romance, poesia, teatro, música!", disse Corghi.

A música de "Dissoluto Absolvido" começou a ser composta antes de o libreto estar completamente pronto, mas foi sendo ajustada em função das longas conversas que os dois autores iam tendo por "email", ditando o texto vários dos procedimentos musicais.


Estilo

Tudo isto é servido por um estilo que passará a constituir forte marca do autor e que se define, basicamente, pela supressão de alguns sinais de pontuação, nomeadamente pontos finais e travessões para introduzir o diálogo entre as personagens, o que vai resultar num ritmo fluido, marcadamente oral e muito próprio, tanto da escrita como da narrativa.

Estas características irão, aliás, contribuir para transformar os seus livros em objecto de interesse para encenadores, músicos e realizadores de cinema

Fontes: CM-Golegã / Público / Monicareactor / Hardmusica in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, Europa-América, 1998 / Espaço Português

Mais informações (1)

Sem comentários: