sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"Ines de Castro" de María Pilar Queralt del Hierro (2004)

María Pilar Queralt del Hierro transporta-nos, como por magia, neste romance histórico, para o longínquo ano de 1622.

Encontramo-nos a assistir a uma conversa entre homens, dos quais se destacam os escritores espanhois Lope de Vega e Luis Vélez de Guevara, quando surge a figura de um fidalgo português que se mostra interessado em contar uma história a Luis Vélez de Guevara. Trata-se da história de Inês de Castro.

Quem seria o misterioso fidalgo português?

A explicação surge pela boca de Luis Vélez de Guevara: a alma penada de D. Afonso IV, condenado, depois da morte, pelo crime que cometeu - "matar uma donzela fraca e sem força" - procura a redenção. Para a conseguir, deve fazer com que a história de Inês de Castro se conheça.

Depois de ouvirem a história dos amores de Pedro e Inês, Luis Vélez de Guevara escreveu a tragédia "Reinar después de morir", enquanto Lope de Vega escreveu "Inés de Castro".

Fonte: Blog "Inês e Pedro na Literatura Estrangeira" (adaptado)


Esta escritora espanhola escolhe para epicentro da história a relação de amizade entre D. Constança e Inês. D. Constança é vista neste livro como uma verdadeira heroína que manteve até ao fim a fidelidade a uma amizade de infância.

A incidência deste livro no feminino não fica por aqui: é interessante verificar como a autora encara as freiras de Santa Clara como verdadeiras heroínas do amor ao condescender com o amor carnal que Pedro dedicava a Inês, pactuando com os seus encontros escaldantes em plenos aposentos do convento.

Um outro aspecto interessantíssimo é a forma como Del Hierro introduz na história Teresa Lourenço (a última paixão de D. Pedro, após a morte de Inês). Esta mulher viria a ser a mãe do grande herói da história de Portugal que foi o rei D. João I, Mestre de Avis) e entra nesta narrativa como uma autêntica heroína, ao lado do rei justiceiro.

Fonte: Blog "Dos meus livros" (adaptado)

Sem comentários: