segunda-feira, 7 de setembro de 2009

John dos Passos (1896-1970), um clássico da literatura norte-americana

Quem não ouviu já falar de John dos Passos, descendente de um emigrante português, um dos melhores escritores do século XX? Era essa, pelo menos, a opinião de Sartre: "É o maior escritor do nosso tempo."

A Penguin publicou-lhe as principais obras com uma chamada de atenção: "Dos Passos não é o nome de uma equipa espanhola de futebol, mas o nome de um grande escritor."

E a opinião de outros, como Faulkner, das mãos de quem recebe a medalha de ouro das artes e das letras, afirmando que "ninguém a merecia mais", Fitzgerald ou Hemingway, seu grande companheiro e amigo.

Principais Obras

Escreveu obras como "Manhattan Transfer" (1925), opondo ao naturalismo americano uma multivisão sinfónica inspirada nas experiências de montagem cinematográfica de Eisenstein e de Griffith, e a trilogia "USA" - "The 42nd Parallel" (1930), "1919" (1932) e "The Big Money" (1936) – numa escrita tumultuosa que tudo deve à imagem do nosso mundo feito de vidas isoladas, à música e à pintura de ritmos e formas quebradas ?

Publicou igualmente um livro sobre a epopeia dos Descobrimentos: "Portugal - Três Séculos de Expansão e Descobrimentos" (1969).



Ligações à Ilha da Madeira

O seu avô paterno, Manuel Joaquim Dos Passos, deixou a sua ilha da Madeira rumo aos Estados Unidos da América em 1830.

O escritor visitou a ilha do seu avô por três vezes. Era o ano de 1905, esteve com o pai, o Dr. John Randolph Dos Passos, brilhante advogado, na visita aos seus parentes madeirenses.

Em 1921, John Dos Passos, a caminho da Europa na companhia do escritor E. E. Cummings, esteve no Funchal.

A terceira e última vez fez-se acompanhar da sua mulher Elizabeth e da sua filha Lucy, então com 11 anos. Era o ano de 1960. A família Dos Passos foi recebida na Ponta do Sol pelas autoridades locais e por muitos dos seus parentes. Foi dia de festa na vila.

Video: Centro Cultural John dos Passos (Madeira)

Fontes: casoual / Presença / Ilhadamadeira.weblog

2 comentários:

Blogger disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Lloyd_Mathews

Blogger disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Madeira