segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As aventuras de António, um guia turístico, em "Férias em Lisboa" de Hans Deppe (1956)


Após rodar o filme "A esposa do embaixador", Hans Deppe volta a filmar em Portugal o filme "Férias em Lisboa" (no original "Der Fremdenfuhrer von Lissabon"; em inglês "Lisbon tour guide"), as aventuras de António, um guia turístico português.


O filme foi protagonizado pelo actor e cantor Suíço Vico Torriani, que interpreta o papel de António Duarte, o guia turístico do título original que se enamora de uma jovem estrangeira.

A actriz Inge Egger é Claudia, uma detective de nacionalidade alemã, enquanto que Mara Lane é Mercedes Gonzales.


Sinopse

António Duarte, juntamente com os seus amigos Sebastian e Bill, trabalham como guias turísticos em Lisboa. Bill conduz o autocarro turístico, enquanto Sebastian é pintor para turistas.

Mercedes, uma jovem herdeira suíça (de origem argentina), apaixona-se por António. O pai de Mercedes contrata uma investigadora particular Claudia Bronner para descobrir se ele é um caçador de fortunas.

António não pretende casar-se com Mercedes e até ignora as suas cartas. Mas o seu amigo Sebastian apaixona-se por Mercedes e responde às cartas sem o conhecimento de António. Por causa das cartas de amor Mercedes aparece surpreendentemente em Lisboa, mas António está interessado em Claudia e não em Mercedes.

Algumas cenas:

Largo de São Estevão em Lisboa
"Estalagem das Palmeiras"
Cena do pintor "no porto" com a canastra
Mosteiro dos Jerónimos
Palace Hotel
Tourada

Video integral: Dailymotion
Audio: Vico Torriani interpretando o tema "Verlieb' Dich in Lissabon (Frühling in Portugal)" da autoria de H. Bradtke e E. Halletz.

Fontes: ImDB / Instituto Camões / PortugalForum.de / wikipedia

Colaboração de agraf74 na identificação dos locais

Miradouro de Santa Engrácia (1)

Miradouro de Santa Engrácia (2)
Palace Hotel (1) (Será ficcional - alusão ao Hotel Palácio de Cascais?)

Largo São Estevão

Praça dos Restauradores

Palácio da Pena (1)

Palácio da Pena (2)

Palace Hotel (2)

Ribeira de Lisboa

Campo Pequeno

4 comentários:

ac disse...

http://thelisbongiraffe.typepad.com/diario_de_lisboa/2004/08/portugal_em_fil.html

lic disse...

http://orespigadorearespigadora.blogspot.com/2010/05/hoje-ha-sessao.html

Em Fevereiro de 1958, estreou em Portugal o filme "Férias em Lisboa" ("Der Fremdenfüher von Lissabon"), de Hans Deppe, as aventuras de um guia turístico (António) e uma detective alemã (Cláudia).

agraf74 disse...

Já tinha visto o filme, mas esta página é muito interessante pelas imagens e fontes. Obrigado!

As capturas de ecrã mostram várias localizações em Lisboa e Sintra: Miradouro de Santa Engrácia (1, 2; não exactamente da Ribeira de Lisboa), "Palace Hotel" (3, 7; hotel que creio ser ficcional), Largo Santo Estêvão (4), Praça dos Restauradores (5), Palácio da Pena (5, 6), Ribeira de Lisboa (8), Campo Pequeno (9).

A estreia em Lisboa foi no Capitólio, na noite de 26-02-1958, e teve uma "crítica" no Diário de Lisboa, em que se fala de tudo, menos do conteúdo do filme:

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06531.069.15695#!3

Blogger disse...

Obrigado. Não conheço bem Lisboa, pelo que agradeço o seu contributo em identificar os Locais. Agradecemos outros contributos similares em outros posts