segunda-feira, 30 de março de 2009

Soledad Miranda, musa de Jess Franco

Soledad Miranda nasceu em Sevilha, em 9 de Julho de 1943. Seu nome de baptismo era Soledad Redon Bueno e seus pais eram portugueses de etnia cigana (linhagem gitano romani).

Soledad Miranda foi musa de um "único" realizador de cinema, o espanhol Jesus Franco que a descobriu quando ela tinha apenas 16 anos (num papel não creditado, no musical "Mariquita, la Reina del Tabarín", de 1960).

Depois de uma série de papéis secundários em filmes de segunda categoria, Soledad – após rodar 3 filmes em Portugal – casou-se com José Manuel Simões, um jovem piloto de automóveis português, com quem teve um filho.

Voltou ao cinema a convite de Franco, em "El Conde Drácula", de 1969, tendo adoptado o nome artístico de Susann Korda para preservar a sua vida privada.

Christopher Lee vive no filme, pela enésima vez, o papel do conde. Desta vez porém, como em todos os filmes de Franco, o orçamento era quase nulo e não havia a sumptuosidade das produções da Hammer que imortalizaram Lee como Drácula (e que já eram baratas, mas comparadas às de Franco eram superproduções). Depois de chupar o sangue de Soledad no filme, Lee, que já mordera mais pescoços em sua carreira do que era capaz de lembrar, confidenciou a Franco: "Eu já fiz essa cena inúmeras vezes, mas esta mulher está me dando algo que nenhuma actriz jamais me deu".

Franco dirigiu mais seis filmes com Soledad. Quem conhece alguma coisa da vasta obra do cineasta espanhol sabe que ele é, ao mesmo tempo, o melhor e o pior cineasta de horror europeu. Quando está inspirado, é sublime. Quando não está, é sofrível. Sequências boas e ruins são frequentes num mesmo filme.

"Eugénie", "Vampyros Lesbos" e "Sie Tötete in Ekstase" são os três melhores filmes que ele dirigiu com Soledad. Mas mesmo os piores são redimidos pela presença da actriz.

Quando "Vampyros Lesbos" estreou em Berlim, em 1971, fez um grande sucesso. Não tanto pelo filme, que é óptimo, mas por Soledad. Franco foi visitá-la em Lisboa, onde ela morava. Levou consigo um produtor alemão, que ofereceu a Soledad um contrato de dois anos para actuar em produções de maior orçamento.

No dia seguinte, enquanto o contrato estava sendo redigido na Alemanha, Soledad Miranda sofreu um acidente de carro no Estoril. Morreu aos 27 anos. Franco nunca se recuperou da morte de sua musa. Assim como fez Alfred Hitchcock ao perder Grace Kelly para a realeza, Franco procurou em outras actrizes a reencarnação de Soledad.

Em "Les Avaleuses", de 1973, Franco elegeu Lina Romay como substituta oficial. O maior elogio que Franco faz a Romay, porém, é dizer que em alguns momentos ela se transfigura em Soledad Miranda.

Soleda actuou em cerca de 30 filmes entre 1960 e 1970. Infelizmente, só se tornou um mito na Espanha (e no mundo) após a sua morte.

Videos: "In memoriam", "Lola la piconera", VivaSoledad

Rodagem em Portugal

Em 1964, Soledad participa em três co-produções luso-espanholas rodadas em Portugal, duas das quais eram comédias musicais - com a participação de Victor Gomes e o seu grupo "Os Gatos Negros" - que, apesar de terem a mesma história e elenco, se destinavam a cada um dos países ibéricos, sendo a versão espanhola (“Los gatos negros”) realizada por José Luis Monter e a versão portuguesa (“A Canção da Saudade”) realizada por Henrique Campos.

Participou igualmente nos três filmes (além das duas comédias musiciais, a curta-mertagem "Um dia em Lisboa", a qual foi dirigida pelo director de fotografia dos filmes anteriores) o português José Manuel Simões que viria a casar pouco depois com Soledad.

Video: "Canção da Saudade"

Fontes: wikipedia / Amy Brown / orm

Curiosidades

Soledad Miranda, que era sobrinha da famosa cantora e actriz espanhola Paquita Rico, publicou dois EPs pela editora Belter.

O grupo American Boyfriends tem uma canção chamada "Soledad Miranda".

A banda Papillon lançou o álbum "Soledad" cujas primeiras duas canções se intitulam "Soledad" e "Miranda".

2 comentários:

UP disse...

Belo texto.

Eterna Deusa.

Anónimo disse...

soledad era uma atriz muito linda e possuia um magnetismo que seduzia todos que estavam a sua volta! é lamentavel qua ela tenha morrido tão jovem e ainda mais por que ela ia assinar um grande contrato e iria receber um salário maior, e poderia ter estrelado filmes mais elaborados, de maior orçamento! eu sou completamente apaixonado por soledad!