quarta-feira, 4 de março de 2009

"Portugal ... minha saudade" (1974)

Amacio Mazzaropi (1912-1981) foi um popular actor e realizador de cinema brasileiro, que ficou na história do cinema brasileiro pela sua interpretação de personagens ingénuos e caipiras, como é o caso do famoso Jeca Tatu (da autoria de Monteiro Lobato).

Em 1974, realizou e protagonizou o filme "Portugal, minha saudade" com cenas gravadas no Brasil (Taubaté) e em Portugal (Coimbra, Fátima e Lisboa).

No filme participaram igualmente as famosas cantoras Angela Maria e Gilda Valença (luso-brasileira, irmã de Ester Abreu - ambas nascidas em Lisboa), bem como actores portugueses como Adelaide João e Júlio César.

Sinopse

Sabino, português de nascimento, radicado no Brasil desde criança, tem um irmão gémeo residente em Lisboa, que lhe escreve convidando-o a ir a Portugal.

Sabino, muito pobre, vive na casa de um filho casado, de favor, mas esconde essa situação do irmão e vai levando sua vidinha em companhia da mulher, vendendo frutas em um carrinho nas ruas de São Paulo.

Seu jeito simples e suas maneiras de homem sem instrução, irritam Dona Pacheca, sogra de seu filho, que também mora na casa. Os dois têm constantes atritos, o que, com o tempo, cria uma situação insustentável.

O filho, aconselhado pela mulher e pela sogra, interna seu pai em um asilo. Agostinho, o irmão de Sabino, chega inesperadamente e não se conformando com o internamento leva-o para Lisboa. Mas a saudade de tudo o que tinha aqui, inclusive de sua netinha, faz com que Sabino retorne ao lar .

Origens luso-italianas

Filho de Bernardo Mazzaroppi, imigrante italiano e Clara Ferreira, portuguesa, com apenas dois anos de idade sua família muda-se para Taubaté, no interior de São Paulo.

O pequeno Amácio passa longas temporadas no município vizinho de Tremembé, na casa do avô materno, o português João José Ferreira, exímio tocador de viola e dançarino de cana verde. Seu avô também era animador das festas do bairro onde morava, às quais levava seus netos que, já desde cedo, entram em contacto com a vida cultural do caipira, que tanto inspirou Mazzaropi.

Fonte: Taubaté

Sem comentários: