Os Shadows começaram por ser uma banda de apoio ao cantor pop inglês Cliff Richard, sendo um quarteto instrumental organizado em torno dos guitarristas Hank Marvin e Bruce Welch que começou a gravar autonomamente em 1960 e obteve um grande sucesso com o tema "Apache".
Originalmente designados como Drifters, mudaram o nome para Shadows aquando da sua primeira tourné com Cliff Richard, para evitar confusões com o popular grupo americano de R&B de idêntico nome.
O som dos Shadows era polido, limpo e metálico, mas (para alguns melómanos) pouco emocional. Além de "Apache", tiveram outros êxitos tais como "Man of Mystery" de 1960 e "Kon-Tiki" de 1961, tendo continuado a gravar até aos anos 90.
Shadows e Portugal
Os Shadows vinham com frequência a Portugal, em viagens de férias, e foi através de Bruce Welch que Paul MaCartney começou igualmente a fazer férias no Algarve. Um dos instrumentais dos Shadows chamava-se "Alentejo", a longa planície que era necessário atravessar, desde Lisboa, para chegar às praias do Sul, e que foi também palco da criação da letra da canção Yesterday por Paul MaCartney.
A composição "Alentejo" é de 1967 e tem uma vaguíssima sonoridade portuguesa. Foi incluída no disco "From Hank,Bruce, Brian and John", publicado pela editora Columbia.
Também publicado pela Columbia foi o EP com o título "Alentejo", de 1968 e que incluía, além do referido instrumental, os temas "Let Me Take You There", "Naughty Nippon Nights" e "San Francisco".
Fontes: Vilar de Mouros / Guedelhudos (ié ié)
Links: Video (particular), midi, tablatura
1 comentário:
Como gosto das brincadeiras sonoras e gráficas do Real Combo Lisbonense lembrei-me de visitar o site do grupo. E não é que encontrei um link para este blog.
http://realcombolisbonense.pt/cms/inspiracao
Enviar um comentário