
Os temas foram recuperados na colectânea "Raridades 2" editada em 2002 e que, como o próprio nome indica, visava a redescoberta de temas desconhecidos da cantora brasileira.
Audio: 1, 2
"Grândola, Vila Morena" e a censura brasileira
A canção "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, foi gravada por Nara Leão em 1974, passando inicialmente despercebida à censura brasileira.
Num documento do III Exército Brasileiro é demonstrada a indignação das autoridades quando confrontadas com o facto de que "esta música vem sendo tocada com insistência, diariamente na Rádio Continental de Porto Alegre, no horário das 12.00 às 13.00 horas”.
Em resposta, o Director da Censura, Romero Lago, afirma que a canção estava autorizada desde 20 de Maio de 1974 para poder ser gravada pelo cantor luso-brasileiro Roberto Leal.
Curiosamente, "Grândola ...", uma das senhas da Revolução dos Cravos não foi alvo de censura por parte das ditaduras do Brasil, Espanha e Portugal.

"Narólogos"
Preciso da ajuda de um 'narólogo' para esclarecer um mistério. Comprei aqui em Lisboa um compacto simples da Nara cantando o 'hino' da revolução portuguesa de 75: 'Grândola, Vila Morena', do Zeca Afonso. Nunca tinha ouvido falar desta gravação...
Procurei nas discografias do CliqueMusic e Itaú Cultural e nada. Browseei a internet e nada.
Quem me pode me ajudar com alguma informação? Alguém que tenha a biografia do Sérgio Cabral pode 'checar' se há alguma referência? Terá o disco saído no Brasil? Acho que não...
Fonte: Alan Romero (net)
1 comentário:
Apesar da demora de mais de anos, mesmo assim, aí está a resposta à sua pergunta e auxílio meu (pelo tempo que faz, já deves ter encontrado a confirmação), todavia, aí vai a referência:
http://www.dicionariompb.com.br/nara-leao/discografia
Do Instituto Cultural Cravo Albin
Espero ter ajudado você e outros que por doce felicidade, busquem aqui informações da nossa querida e inesquecível Nara Leão.
Um abraço,
Uno
A página no Facebook em sua homenagem:
http://www.facebook.com/media/set/fbx/?set=a.203350793017465.53353.203257056360172
Enviar um comentário