segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sucesso de "Verde Vinho" no Brasil inspira rodagem de filme (1981)


O êxito da canção "Verde Vinho", grande sucesso do cantor português Paulo Alexandre no Brasil e em Portugal, justificou o interesse de duas produtoras cinematográficas cariocas, a Playtime e a Eliasom, na rodagem de um filme inspirado na letra da referida canção (que curiosamente é uma adaptação do tema "Griechischer Wein" do austríaco Udo Jurgens, com letra de Paulo Alexandre).

Diversas cenas foram rodadas no Restaurante "Abril em Portugal" em São Paulo, inaugurado em 1968 pelo poeta e letrista Luís Campos.
  

Sinopse



“Verde Vinho” conta a historia do reencontro de um velho imigrante português, com mais de quarenta anos de Brasil, primeiro com o seu passado, depois com a realidade do Portugal de hoje e, por ultimo, com o próprio filho que não conhecia.


O cantor português Octávio Lima (Paulo Alexandre) visita o Rio de Janeiro e vai encontrar o garçom Alfredo Moraes (Dionísio Azevedo), seu compatriota, para comunicá-lo que ele tem uma herança para receber lá em Portugal. Alfredo nem sequer imagina a surpresa que o aguarda.


Tendo como principais interpretes o grande actor brasileiro Dionísio Azevedo e o cantor Paulo Alexandre, o filme revela ainda uma grande surpresa no seu elenco: ao lado das duas estrelas de primeira grandeza, um grupo de crianças e jovens lusitanos, todos estreantes, interpretam magnificamente as cenas em que são focalizados a infância e a juventude do velho imigrante, seus amores, seus dramas e os fatos que o obrigaram a emigrar.

Na expressão do actor Dionísio Azevedo, “Este povo é a força da terra” e esta constitui a grande mensagem de "Verde Vinho", nova proposta do cinema brasileiro que atravessou o Atlântico e ali captou a vida, os costumes e o folclore do povo português.


Esta realização do português Manuel Gama levará às telas de todo Brasil "as raízes do povo brasileiro, seu reencontro com o passado e seus mais caros princípios".

Rodado em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Portugal, "Verde Vinho" tem como um dos pontos altos as magníficas cenas rodadas em Portugal (Porto, Lisboa, Coimbra, Viana do Castelo e Madeira).

Fontes: Reinaldo Varela / Blog.opovo  (Portugal sem passaporte) / wikipedia / Tiendacafeconche /

O tema foi regravado por vários artistas no Brasil e na Diáspora.

 

Sem comentários: