quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

"Um dia em Portugal" de Francisco Egydio

Cantor de voz poderosa, o paulistano Francisco Egydio (1927-2007) participou como caloiro de vários programas na década de 40. Através destes programas, é contratado, em 1951 pela Rádio Excelsior, fazendo muito sucesso.

Em 1956, juntamente com o cantor Roberto Paiva, grava o LP "Polêmica", reunindo os sucessos da famosa briga entre Noel Rosa e Wilson Batista.

Gravou vários sucessos na editora Odeon, entre eles aquele que se tornaria seu cartão de apresentação musical: "Creio em Ti" (versão em português de "I believe" de Frankie Laine).

Durante a década de 60 veio para Portugal, contratado pelo empresário Vasco Morgado, para actuar no Teatro Monumental num Show intitulado Brasiliana, tendo publicado em Portugal três discos. Um dos discos que lançou nessa altura foi "Um dia em Portugal".

"Um dia em Portugal", da autoria de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, foi gravado em 1963 por Anísio Silva, o rei do boleiro no Brasil, e em 1964 por Cauby Peixoto.


Francisco Egydio lançou em 1984 o álbum "Esperança" que incluía o tema "Amor em Portugal" da autoria de Elso Augusto e Alemão.


Letra de "Um dia em Portugal"

Um dia em Portugal
Num beco lá de Alfama
Alguém por mim me chama

(...)

Para cantar o fado
Uma guitarra e vinho
Para cantar meu samba
Um pandeiro e um cavaquinho

Video: Youtube

Fontes: Bruxinha, ié ié

Sem comentários: