quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

"Formiga bossa nova" de Adriana Partimpim (2004)


Quem introduziu a formiga na bossa nova ?

Em 2004 a cantora brasileira Adriana Calcanhotto gravou [com a colaboração de António Chaínho] a música "Formiga Bossa Nova" no disco "Adriana Partimpim", disco idealizado para as crianças, no qual a artista usa o heterónimo de Adriana Partimpim (seu apelido na infância).

A música "Formiga Bossa Nova" foi musicada pelo compositor português Alain Oulman, responsável por alguns dos maiores sucessos de Amália Rodrigues.

A melodia foi construída sobre o poema do poeta também português Alexandre O'Neill (Alexandre Manuel Vahía de Castro O'Neill de Bulhões) fundador do Movimento Surrealista de Lisboa.

O poema que deu origem a canção é intitulado "Velha Fábula em Bossa Nova". A letra é esta:

"Minuciosa formiga / não tem que se lhe diga:/ leva a sua palhinha /asinha, asinha. /Assim devera eu ser /e não esta cigarra / que se põe a cantar / e me deita a perder. /Assim devera eu ser: /de patinhas no chão, / formiguinha ao trabalho / e ao tostão ./ Assim devera eu ser / se não fora / não querer. / (-Obrigado,formiga! / Mas a palha não cabe / onde você sabe...) .

Como este mundo é redondo e Platão já anunciava o Eterno Retorno, vale lembrar que em 1969, pela etiqueta ColumbiaVC, foi editado um single gravado especialmente por Amália Rodrigues com esta canção.

Como vemos, Amália Rodrigues já introduzira a formiga na Bossa Nova. Confira o áudio

Fonte: Rádio Educativa (Brasil):

Drop of Jupiter

Aqueles que conhecem o último álbum editado pela brasileira Adriana Calcanhoto, de certo já ouviram o tema "Formiga Bossa Nova".

É talvez a música de que mais gosto do Adriana Partimpim. Como curiosa que sou, pesquisei o autor da poema, e qual não foi o meu espanto quando encontrei o nome de Alexandre O’Neill ? Mais interessante ainda foi descobrir que este poema foi musicado por Alain Oulman para Amália Rodrigues, e a canção editada em 1970, no LP "Com que voz".

Curiosidade: o tema foi igualmente regravado nos discos ao vivo de Cristina Branco e Entre aspas.

Sem comentários: