sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Demi Moore no papel de Hester Prynne , a primeira adúltera na literatura Norte-Americana


Hester Prynne, a protagonista de "A letra escarlate", de Nathaniel Hawthorne, um dos grandes escritores do século XIX, foi a primeira adúltera da ficção americana, tendo o autor lhe atribuído a nacionalidade portuguesa para eventualmente não ferir susceptibilidades dos seus compatriotas.


Sinopse

A história decorre em Boston, no ano de 1666, envolvendo uma mulher chamada Hester Prynne, a qual é submetida ao severo castigo por ter cometido adultério contra seu marido que está no mar.

Hester é presa e logo após é retirada da cadeia e levada à outra cidade. Lá ela é obrigada a usar uma letra "A" vermelha que a identificava como adúltera.

Ela continua a aguardar pela chegada do marido, colocando-se a hipótese de que o marido tenha morrido em alto-mar.

Hester então é forçada a ganhar a vida como costureira para sustentar a si e à filha chamada Pearl. Hester conhece Arthur Dimmesdale, um clérigo, que convence a comunidade a parar de maltratar Hester e a filha.

Roger Chillingsworth, actual marido de Hester descobre que há algo entre Dimmesdale e Hester e uma noite enquanto Dimmesdale dormia, Chillingsworth descobre que Dimmesdale possui uma letra "A" marcada a ferro em sua carne. Ele percebe o que a letra significa e vê a conexão entre os amantes. Chillingsworth quer vingar-se pois agora sabe do romance dos dois. Durante grande parte do livro Chillingsworth tenta vingar-se até que eventualmente morre. Dimmesdale acaba revelando-se como adúltero e também morre enquanto recebe um beijo de Pearl.

Hester e Pearl deixam a cidade após a revelação dos factos. Ao crescer, Pearl casa-se com um rico aristocrata e inicia sua própria família. Hester morre algum tempo depois e é enterrada junto a Dimmesdale. Na tumba dividida pelos dois é gravada a letra "A".

Fonte: Shvoong

Dica: Alexandra Pereira

Mais informação: wikipedia

Cinema


"Letra Escalarte" foi por diversas vezes adaptado ao cinema, sendo de realçar as versões de Victor Sjöström (1926), de Wim Wenders (1973) e Rolland Joffe (1995), com o papel de Hester a ser interpretado por Lilian Gish, Senta Berger e Demi Moore respectivamente.

1 comentário:

blog disse...

(Carlos azevedo)

George Monteiro lembra que Hawthorne, após a publicação de The Scarlet Letter, pensou exercer a sua carreira diplomática em Portugal, tendo a 11 de Dezembro de 1852 escrito uma carta ao seu editor James T. Fields onde essa questão é abordada:

"Queira investigar-me algumas coisas sobre Portugal - como, por exemplo, em que parte do mundo se situa, e se é um império, uma monarquia ou uma república"

Diga-se, a este propósito, que Hawthorne não chegou a ocupar qualquer posto em Lisboa, tendo preferido o lugar de cônsul em Liverpool