quarta-feira, 6 de agosto de 2008

As aventuras de Alves dos Reis em "The Man from Lisbon" de Thomas Gifford (1977)


O escritor norte-americano de livros policiais Thomas Gifford (1937-2000) publicou em 1977 "The Man From Lisbon" também conhecido internacionalmente pelo título "Escudo".

Em Portugal o livro foi lançado com os títulos "Quinhentos Escudos Falsos" e "O homem de Lisboa".

Sinopse

"Quinhentos Escudos Falsos" é a história de como em 1925 um cidadão anónimo que queria controlar o Banco de Portugal, conseguiu, com um processo extraordinário, que fossem fabricadas 200 mil notas de 500 escudos, abalou mortalmente um governo e esteve quase a conseguir o que pretendia – o controlo financeiro de Portugal.

É a história de Alves dos Reis, que passa por este país (e também por Angola, Biarritz, Paris e Londres), vista como um thriller financeiro, com doses de intriga e suspense que a torna uma leitura compulsiva.


Opinião

"Gifford desenvolve a tese de que Alves (assim o trata) era o único português com cabeça, empreendedor, que sabia o que queria e que o sabia fazer, que desenvolveu Portugal e Angola, que foi abafado por todos os políticos e bancários portugueses, mesquinhos, retrógradas e pouco cultos. Que Alves, sim, poderia ter cometido um crime mas que os dos outros eram incomensuravelmente maiores pelo atraso que provocavam aos portugueses. Que o dinheiro que Alves gastou consigo, nesta conjuntura, foi justo e correcto. Que o retiraram de cena para lá colocarem o verdadeiro carrasco de Portugal: Salazar."

Fontes: a bem da nação, wikipedia,

Sem comentários: