sexta-feira, 11 de julho de 2008

Nuno Bettencourt, o rocker dos Açores


Nuno Bettencourt nasceu na ilha Terceira, em 1966, sendo um dos dez rebentos do casal Ezequiel Mendes e Aureolina Cunha Gil Bettencourt.

Nuno gosta de lembrar que o bisavô Mendes Enes fundou a primeira banda da ilha Graciosa; a avó, Palmira Mendes Enes, fundou a primeira orquestra de jazz dos Açores na ilha Terceira e que o pai deu aulas de música na Base das Lajes e teve depois uma loja de música em Hudson, para onde a família imigrou em 1969.

Todos os manos Bettencourt se dedicam à música e a primeira banda de Nuno foi com os irmãos, ainda no liceu, mas conheceu Gary Cherone, que tinha uma banda chamada Dream, que se tornou Extreme quando Nuno aderiu e vendeu 300.000 cópias do primeiro disco (1988).
As primeiras actuações dos Extreme além fronteiras foram no Festival Maré de Agosto, Santa Maria, em 1986 e no ano seguinte. E uma das últimas aparições juntos antes de se separarem foi também nos Açores, em S. Miguel, para o casamento do Nuno, em 27 de Agosto de 1994, na igreja matriz de Vila Franca do Campo, com a cantora australiana Suze De Marchi, que conheceu durante uma digressão europeia com o canadiano Bryan Adams, que por sinal passou parte da adolescência em Lisboa, onde o pai era funcionário da embaixada canadiana.

No início de 2000, Nuno formou uma banda denominada Mourning Windows, mas que no final do ano se tornou Population 1 e em Janeiro de 2006 passou a ser DreamGod, de que fazem parte Donovan Bettencourt, sobrinho do Nuno e Kevin Figueiredo, baterista luso-canadiano que já vem dos tempos da Mourning Windows.

Em 1991, Nuno era considerado o novo Eddie Van Halen e foi proclamado o melhor guitarrista no Boston Music Awards, batendo Joe Perry (também lusodescendente), do Aerosmith, banda surgida em Boston, em 1969 e que era uma espécie de Rolling Stones da Nova Inglaterra.

Fontes: Eurico Mendes, Portuguese Times; ié-ié


Os Extreme regressaram em 2008, prevendo-se para Agosto o lançamento do seu novo álbum "Saudades de Rock".



Video: "More than words"

Sem comentários: