segunda-feira, 14 de julho de 2008

Joe Perry, guitarrista luso-americano

Joe Perry nasceu em 10 de Setembro de 1950 em Lawrence, Massachusetts, sendo descendente de madeirenses pela parte do pai Anthony Pereira.

Joe descobriu cedo a sua inclinação para a música e aos 6 anos de idade já tocava uma guitarra portuguesa de um tio paterno. Numa entrevista à "Guitar One", publicada em Agosto de 1997, Joe Perry refere-se a esse tio quando responde à pergunta "lembra-se porque escolheu tocar guitarra?", dizendo: "Eu acho que a primeira vez que vi alguém com um instrumento parecido com uma guitarra, foi um tio meu, que é português. Eu devia ter 5 ou 6 anos.

Esse tio nasceu em Portugal e costumava tocar música folclórica portuguesa numa espécie de guitarra muito parecida com um ukelele (cavaquinho). Achava interessante a forma como ele tocava, e os sons que emanavam da guitarra. Era assim uma coisa funky e kitsch ao mesmo tempo. De vez em quando o meu tio dava-me autorização para tocar na guitarra, e a partir daí desenvolvi um fascínio pelo instrumento. Acabei, mais tarde, por pedir aos meus pais que me comprassem uma guitarra acústica da marca Silvertone.

O grupo "Aerosmith", que se tornou mundialmente conhecido com êxitos como "Dream On", "Walk This Way" e "Janie's Got A Gun", entre outros, só em meados da década de 70 pôde contar com o talento de Joe Perry, que até então era mais um músico de origem lusitana que tentava singrar em Boston.

Desde que se iniciaram em 1970, os "Aerosmith" já venderam mais de 100 milhões de discos e Joe Perry entrou para o "Rock & Roll Hall of Fame" em 2001.

Conquistaram quatro estatuetas "Grammy" e foram nomeados para um Óscar pela trilha sonora do filme "Armageddon". Joe Perry foi nomeado, em 2006, a um Grammy como guitarrista, tendo perdido para o legendário Les Paul.

Fontes: rockthis way.com, Henrique Mano (Portuguese times) (adaptado)

Sem comentários: