sexta-feira, 11 de abril de 2008

"O Ciclo Sefardita" de Richard Zimler


Richard Zimler iniciou, em 1996, o "Ciclo Sefardita", uma série de romances independentes que abordam as diferentes gerações e ramificações de uma família de judeus portugueses – a família Zarco.

Nesse seu primeiro romance, Zimler refere que, em 1990, descobrira numa cave de Istambul sete manuscritos do século dezasseis escritos por um cabalista chamado Berequias Zarco.

"O Último Cabalista de Lisboa" (1996)

"O Último Cabalista de Lisboa" é um romance cuja acção decorre em 1506 entre os judeus forçados a converter-se ao cristianismo, no reinado de D. Manuel I. Em Abril desse ano, durante as celebrações da Páscoa, cerca de 2000 cristãos-novos foram assassinados num pogrom e os seus corpos queimados no Rossio. As principais personagens pertencem a uma família de cristãos-novos residente em Alfama, cujo patriarca, Abraão Zarco, é um iluminador e membro da célebre escola cabalística de Lisboa. Depois do pogrom, ele e uma jovem rapariga são encontrados mortos na cave, com a porta fechada por dentro. (...) Estes os mistérios que terão de ser resolvidos por Berequias Zarco, sobrinho de Abraão e seu discípulo no estudo da cabala."

"Meia-Noite ou o Princípio do Mundo" (2003)

"No início do século XIX em Portugal, John Zarco Stewart, filho duma judia portuguesa e de um escocês, é uma criança endiabrada, sensível e profundamente curiosa, herdeira involuntária de uma fé amortalhada em três séculos de secretismo.
Mas um período de perda e de amargas revelações põe um fim abrupto à sua inocência, e só a misteriosa interferência de um mágico estrangeiro, trazido de África para o Porto pelo pai do rapazinho, consegue salvá-lo: Meia-Noite, um curandeiro africano e antigo escravo, o homem que se tornará no maior amigo de John e determinará o curso do seu destino."

"Goa ou o Guardião da Aurora" (2005)

“Na colónia portuguesa de Goa, estava o século XVI a chegar ao fim, a Inquisição fazia enormes progressos na sua missão de impedir todos os "bruxos" - quer fossem nativos hindus, quer imigrantes judeus - de praticarem as suas crenças tradicionais. (...)
Ao viver nos limites do território colonial, a família Zarco consegue manter firmes as suas raízes luso-judaicas. (...)Quando as crianças atingem a idade adulta, a família é destroçada quando, primeiro o pai e depois o filho, são presos pela Inquisição. Mas quem poderia tê-los traído?"

"A Sétima Porta" (Zarco 4) (2007)

Em Berlim, na década de Trinta, o descendente de Berequias Zarco, Isaac Zarco, está determinado a descobri-lo. Está convencido que o pacto entre Hitler e Estaline – para além de outros «sinais» - anuncia que uma profecia apocalíptica feita pelo seu antepassado está prestes a concretizar-se. Acredita também que, se conseguir descodificar esses textos cabalísticos medievais, pode salvar o mundo.

Sem comentários: