quarta-feira, 19 de março de 2008

Linda de Suza, o sucesso de uma cantora portuguesa em França



Linda de Suza, de seu nome Teolinda Lança, nasceu em Beringel, em 22 de Fevereiro de 1948, tendo emigrado para França durante a década de 70.

Linda de Suza foi uma das mais reconhecidas cantoras portuguesas em França, tendo obtido um assinalável sucesso com temas como “Tiroli-Torola”, “La fille qui pleurait”, “Un enfant peut faire le monde”, "Un Portugais" e “L'Etrangère”.


A sua chegada a França com uma criança nos braços e com falta de dinheiro dificilmente faziam antever que, poucos anos depois, através da voz melodiosa e melancólica, Linda de Suza esgotava plateias sucessivas no Olympia de Paris e conquistava milhares de admiradores que atribuíram à sua discografia imensos galardões de ouro e platina. Amada pelos franceses, chegou mesmo a ser chamada “Amália de França” por uns, ou “Linda Portuguesa” por outros. O facto é que nunca negou as suas origens, mantendo nas letras das canções a história da sua vida e do seu país natal.

Linda começou a cantar num restaurante chamado Chez Loisette, em Saint-Ouen”, tendo sido descoberta por André Pascal, um compositor francês, que a apresentou a um outro compositor, Alex Alstone.


Após ser recusada pela editora Barclay (devido ao receio da sua pronúncia portuguesa não ser aceite pelo público francês), assina pela Carrere.

Claude Carrére consegue que Linda seja convidada para o programa de TV “Rendez-Vous du Diamanche” de Michel Drucker (actual apresentador de “Vivement Diamanche”).

Linda interpreta a sua primeira canção, “Un Portugais”, da autoria de Alex Alstone e Vline Buggy, diante de mais de 20 milhões de telespectadores, contribuindo para o sucesso do single que alcançou o galardão de platina em França.

Em 1984, publicou a sua autobiografia intitulada "A Mala de Cartão" que deu a conhecer ao mundo a sua verdadeira história, tendo sido adaptada para TV, como minisérie, em 1988.


Fonte: Wikipedia /página oficial

Videos: "Un Portugais"Reportagem TVI (2017)  

1 comentário:

leandro disse...

http://dockenstock.com
http://pt.wikipedia.org

A Linda de Suza merece mais posts.

Gravou em inglês, francês, espanhol, português e alemão. Fez um musical com J-P Cassel, um filme, vários livros, muitos discos.