terça-feira, 18 de março de 2008

Helena Noguerra (cantora luso-belga)


Helena Noguerra é uma cantora belga, de ascendência portuguesa, tendo nascido em 18 de Maio de 1969, em Bruxelas.

Helena é irmã de Lio (cantora luso-belga nascida em Mangualde), sendo casada com o cantor Phillippe Katerine.

O seu primeiro single foi "Lunettes Noires", lançado em 1988, utilizando como nome artístico LNA. Multifacetada, é igualmente actriz, apresentadora de TV, modelo e, mais recentemente, escritora.

Helena Noguerra tornou-se uma cantora de gostos sofisticados, influenciada pela pop dos anos '60 e pela música popular brasileira, tendo colaborado em diversos projectos musicais: Ollano de Marc Colin (Nouvelle Vague), Imbécile de Olivier Libaux e "Dillinger Girl and Baby Face Nelson".

Helena foi igualmente convidada para o aclamado álbum "Cinema" de Rodrigo Leão onde interpretou dois temas com letra da sua autoria ("Jeux d'amour" e "La fête").


Em 2001, lançou o álbum "Azul" que inclui diversos temas em português e, em 2004, gravou com Phillippe Katerine o single "Euro 04" em homenagem ao campeonato da Europa organizado por Portugal.



Video: "Minimum", "Riviére des anges" e "Fraise Vanille" (inclui entrevista)

1 comentário:

Anónimo disse...

Os temas gravados com Rodrigo Leão são interpretados ao vivo por Ana Vieira.

No álbum "Cinema" existe um 3º tema em francês, "L'inspecteur", interpretado por Sónia Tavares dos The Gift

Comentário (*)

"Jeux d'Amour, pastiche da musette que já conhecíamos dos concertos na voz de Celina, é outro momento de génio. A luso-belga Helena Noguerra transporta-nos até à Paris coquete de Françoise Hardy ou Audrey Hepburn."

(*) link: http://groups.msn.com/aminhabarquinha/rodrigo.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=776&LastModified=4675506270027224475