terça-feira, 18 de março de 2008

Helena Noguerra (cantora luso-belga)


Helena Noguerra é uma cantora belga, de ascendência portuguesa, tendo nascido em 18 de Maio de 1969, em Bruxelas.

Helena é irmã de Lio (cantora luso-belga nascida em Mangualde), sendo casada com o cantor Phillippe Katerine.

O seu primeiro single foi "Lunettes Noires", lançado em 1988, utilizando como nome artístico LNA. Multifacetada, é igualmente actriz, apresentadora de TV, modelo e, mais recentemente, escritora.

Helena Noguerra tornou-se uma cantora de gostos sofisticados, influenciada pela pop dos anos '60 e pela música popular brasileira, tendo colaborado em diversos projectos musicais: Ollano de Marc Colin (Nouvelle Vague), Imbécile de Olivier Libaux e "Dillinger Girl and Baby Face Nelson".

Helena foi igualmente convidada para o aclamado álbum "Cinema" de Rodrigo Leão onde interpretou dois temas com letra da sua autoria ("Jeux d'amour" e "La fête").


Em 2001, lançou o álbum "Azul" que inclui diversos temas em português e, em 2004, gravou com Phillippe Katerine o single "Euro 04" em homenagem ao campeonato da Europa organizado por Portugal.



Video: "Minimum", "Riviére des anges" e "Fraise Vanille" (inclui entrevista)

1 comentário:

CF disse...

Os temas gravados com Rodrigo Leão são interpretados ao vivo por Ana Vieira.

No álbum "Cinema" existe um 3º tema em francês, "L'inspecteur", interpretado por Sónia Tavares dos The Gift

Comentário (*)

"Jeux d'Amour, pastiche da musette que já conhecíamos dos concertos na voz de Celina, é outro momento de génio. A luso-belga Helena Noguerra transporta-nos até à Paris coquete de Françoise Hardy ou Audrey Hepburn."

(*) link: http://groups.msn.com/aminhabarquinha/rodrigo.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=776&LastModified=4675506270027224475