sábado, 16 de fevereiro de 2008

Carlos Mattos: o português dos Oscar ®



Nasceu em Angola, cresceu em Moçambique e chegou a Portugal aos 8 anos. Aos 18 radicou-se no Sul da Califórnia. Carlos De Mattos criou com Ed Phillips a Matthews Studio Equipment, começando por produzir, numa pequena garagem, filtros difusores para as luzes.

Quando em 1970, Carlos De Mattos criou a sua empresa, cada estúdio tinha um fabrico de material diferente e o resultado era a incompatibilidade entre equipamentos. A Matthews criou a sua linha de tripés e outros suportes, conseguiu que fosse estabelecido um formato standard e passou a produzi-lo em exclusivo, tendo passado a ser o mais conhecido do mundo.

O grande salto foi em 1983. A Academia de Hollywood distinguiu a Matthews com um Oscar graças à “Tulip Crane” – a primeira grua para operar câmaras, demonstrável, transmontável e instalável em qualquer sitío. O caminho para mais inovações estava criado, culminando em 1986 com outro Oscar, desta vez para a “Remote-Cam”. (...)


Quando um operador de câmara de TV morreu numas gravações. Carlos e Ed pensaram como evitar estas situações. O engenheiro Bob Netmann desenhou e construiu o sistema de suporte para câmaras com movimentos controlados por controle remoto. A ideia foi sempre a de alugar e não de vender, a fim de rentabilizar a inovação. Mas o preço foi considerado muito elevado e a “Remote Cam” não vingou.

Deprimidos, optaram por oferecer um aluguer grátis à NBC, para demonstração durante um jogo de futebol americano com a contrapartida de terem os créditos no final do jogo.

No dia seguinte, Carlos recebe um telefonema de um realizador fascinado com a “Remote Cam”. Era Francis Ford Coppola, que estava a filmar “Cotton Club”. Tornou-se o primeiro cineasta a usar este sistema, seguindo-se Spielberg e tantos outros. (...)


O mega-êxito “Titanic” foi todo filmado com equipamento alugado à Matthews Studio Group. Outros filmes onde se podia encontrar material com o logotipo da Matthews: “O Quinto Elemento” (Luc Bresson), Jackie Brown (Quentin Tarantino), “A Máscara de Zorro”, “Forrest Gump” (Robert Zemeckis).

Além do cinema, a Matthews faz-se representar na televisão, publicidade, teatro, mega-concertos de rock (como os Rolling Stones) e até em eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos de Inverno.

Fonte: TV Filmes, nº 20, Março de 1998

Mais informações: Youtube / Revista Única do Expresso 

Recentemente tentou criar no Barreiro uma cidade cinematográfica, contudo não conseguiu os apoios necessários para viabilizar uma "Hollywood à portuguesa".

1 comentário:

Anónimo disse...

é bom saber que portugueses se evidenciam lá fora.. porque cá dentro está difícil.. especialmente na área do cinema

lidiabergano@gmail.com
http://www.lidia-bergano.com