sábado, 22 de dezembro de 2007

"Madredeus" pelo Mundo


Actuação em Londres

Os Madredeus são o grupo musical português de maior projecção mundial. A sua música combina influências da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea, com destaque para a música popular brasileira (sobretudo a bossa nova).

Formados em 1986, o grupo era, até ao início da década de ’90, relativamente desconhecido no estrangeiro. Isto mudou quando os Madredeus deram uma série de concertos na Bélgica onde decorria a Europália, uma exposição que no ano de 1991 foi dedicada à cultura portuguesa.

Documentário francês

Outro facto que contribuiu para que os Madredeus se tornassem conhecidos no estrangeiro foi a utilização, na Grécia, à revelia do grupo, da canção "O Pastor" num filme publicitário, da marca de Whisky “Grant’s”. Impulsionado por esse anúncio, “Existir”, o segundo álbum do grupo, alcançou o segundo lugar do top grego.

A partir de 1993, a editora “EMI” decidiu lançar os Madredeus no circuito discográfico internacional, através da sua etiqueta “Hemisphere”.

Edição brasileira

Em 1994 a banda lança “O Espírito da Paz”, um álbum que consolida o grupo no estrangeiro através de uma longa digressão internacional, a qual incluiu o Brasil e alguns países do Extremo Oriente .

Durante as sessões de gravação de “O Espírito da Paz”, que decorreram em Inglaterra, os Madredeus gravaram outro disco, que seria editado em 1995. Wim Wenders, impressionado com a música do grupo, os tinha convidado para musicarem um filme sobre Lisboa, chamado Lisbon Story (no Brasil, "O Céu de Lisboa"; em Portugal, "Viagem a Portugal"), do qual o grupo foi protagonista. A banda sonora deu ao grupo ainda maior projecção internacional

Digressão pela Colômbia

Em 2001, o álbum "Movimento" obteve igualmente um grande sucesso, atingindo o quarto lugar do top grego.

As canções do grupo foram incluídas em diversas produções televisivas no Brasil, desde a novela "As Pupilas do Senhor Reitor", em 1995, com a canção "A Vaca de Fogo”, à mini-série da Rede Globo de Televisão "Os Maias", em 2001, com as canções "Matinal", "Haja o que Houver", "As Ilhas dos Açores" e a canção que se tornou o tema de abertura da referida produção televisiva, a emblemática "O Pastor".


Em 2002, são lançado alguns álbuns experimentais que causaram acaloradas discussões entre os fãs e críticos: "Electrónico", uma compilação de versões electrónicas das canções do grupo efectuadas por alguns dos mais conhecidos músicos europeus da área da electrónica, e “Euforia”, um álbum duplo com canções gravadas ao vivo pelo grupo com a "Vlaams Symfonisch Radio-orkest", Orquestra Sinfônica da Rádio Flamenga, da Bélgica.

Em vinte anos de carreira, os Madredeus lançaram 14 álbuns e estiveram em digressão em 41 países.


O México é, sem sombra de dúvida, o país não-lusófono onde o Madredeus alcançou seu maior sucesso. Foi em Zocalo, uma praça central e de importância histórica na Cidade do México, que o grupo português fez seu concerto com maior público até hoje -cerca de cinquenta mil pessoas, estimadamente.

Naquele país, o lançamento dos álbuns do Madredeus sempre contou com a divulgação da imprensa, e suas digressões em terras mexicanas contaram com casas de espectáculo com lotação esgotada e um público cativo, apesar da relativa barreira linguística existente.

"Lisbon story" (edição brasileira)

Os seus temas foram regravados por alguns artistas estrangeiros, como recentemente as cantoras Sol (anterior vocalista dos espanhóis “Presuntos Implicados”) e Mylene Pires (brasileira que lançou um álbum com diversas reinterpretações de temas do grupo).

O grupo colaborou igualmente com diversas artistas internacionais, como o tenor espanhol José Carreras e o cantautor italiano Ângelo Braduardi.

Fontes: Wikipedia / Madredeus(Brasil)

"Maio Maduro Maio" (Bélgica)



"Coisas Pequenas" (Japão)



"Oxála" (remix dos franceses Telepopmusik)



"Pomar das Laranjeiras" (com a Flemish Radio Orchestra)

Sem comentários: