sexta-feira, 15 de setembro de 2017

100 anos de filmes rodados na Madeira (2) - Décadas de 60 e 70

Amália em "As Ilhas Encantadas" (1965)

António Cunha Telles, produtor e realizador madeirense, é um nome fundamental para o cinema português das décadas de 60, 70 e 80. Fundador das Produções Cunha Telles surge associado a filmes produzidos no Arquipélago da Madeira, como "Vacances portugaises", filme de Pierre Kast de 1961 rodado na Ilha Dourada em Porto Santo, e "As ilhas encantadas" do luso-francês Carlos Viladerbó.

Na década de 70 podemos referir as produções estrangeiras  "Madeira, Island and its people" (1972) de Norman Mackenzie e a série de TV alemã "Piet auf hoher See" (1971) de Horst Deuter, mas o principal destaque recai sobre diversas produções de Jesús Franco filmadas na primeira metade da década de 70.



Jesus Franco e a Ilha da Madeira


A ligação de Jess Franco a Portugal não se resume à colaboração de Soledad Miranda,  que falecera de acidente em 1970, e Carmen Yazalde (por vezes creditada como Britt Nichols), que participou em 7 filmes do realizador espanhol. É em Portugal que arranja produtores e realiza filmes, quer no Continente quer na ilha da Madeira.

As principais produções que contém imagens gravadas na Madeira são datadas da primeira metade de década de 70, como "Al outro lado del espejo" (filme de 1973 também conhecido como "Obscene Mirror", "Inside the Dark Mirror" ou "The Other Side of the Mirror" pois era habitual Jesús Franco lançar várias versões), "Erotic Rites of Frankenstein" (1973), "Un capitán de quince años" (1974), "Lustful Amazons" ("Maciste contre la reine des Amazones" de 1974),  "Female Vampire" (também conhecido como "La Comtesse Noire" - nome provisório de uma versão não hardcore ou "Les Avaleuses" de 1975) e "Les Glutonnes" (1975). E retorna à Madeira em 1981 para rodar "Linda". 


Os filmes "Obscene Mirror", "Maciste contra a Rainha das Amazonas" e "Maciste contra Atlântida" contam com a participação do músico madeirense Tony Cruz, que fazia parte do conjunto de Roger Sarbin. Um diálogo com Robert Wood, que em "Obscene Mirror" representa um trompetista de um conjunto, sendo o madeirense o cantor e baterista desse grupo. O tema "Madeira love" do conjunto de Roger Sarbib foi regravado por uma cantora norte-americana. Nos outros filmes Tony Cruz participa como "guarda do tesouro", em cenas filmadas no Ribeiro Frio.

Roger Sarbib participa em "Al otro lado del espejo", "Maciste contre la reine des Amazones" e "Les Glutonnes".

"Obscene Mirror" (1973)

Quase inteiramente rodado no Funchal. A mansão onde a protagonista vive é o Pestana Miramar (onde provavelmente a equipa terá ficado hospedada).



Cerveja Brisa

Igreja de São Martinho

Cena rodada no Teatro Baltazar Dias
Referência à Ilha da Madeira

"Erotic Rites of Frankenstein" (1973)

Filme rodado em Cascais mas incluindo algumas cenas filmadas na Madeira.

Capela de Fátima

Largo da Fonte (Monte)

Ribeiro Frio

"Un capitán de quince años" (1974)

 "Un capitán de quince años" foi, em grande parte, rodado num barco e numa densa floresta. No início do filme é possível ver o exterior do Forte Santiago no Funchal.


"Female Vampire" (1975)

Um dos principais cenários foi o Hotel Sheraton (actual Pestana Carlton).
 

Ao fundo o "Reids Palace" onde morava o Dr. Orloff

Câmara dos Lobos
Figurantes a olhar para a câmara de filmar

"Les Glutonnes" (1975)

A maior parte do filme foi rodado na Madeira, sobretudo em Porto Moniz. No início do filme podemos ver uma Capela do Monte em Ribeiro Frio, que já aparecera no filme "Erotic Rites of Frankestein".




Fontes/Mais informações: Tapatalk (Jesus Franco) / Ana Paula Almeida (Aprender a Madeira e Tese) / Ciclo de cinema / Folha de Sala (1)  / sobre Tony Cruz (Aprender a Madeira) / Original e Versão de "Madeira Love" / Blog sobre Jess Franco /  DN (Ciclo de cinema)

Sem comentários: