terça-feira, 15 de março de 2016

Colónias portuguesas em "Exile" (1917) e "Burn" (1969)


"Exile" (1917)

Filme realizado por Maurice Tourneur para a Jesse L. Lasky Feature Play Co. (com distribuição da Paramount), protagonizado por Wyndham Standing (no papel de Vincento Perez) e Madame Olga Petrova (como Claudia Perez), sendo o argumento da autoria de Charles E. Whittaker, com base no livro "Exile, An Outpost of Empire" de Dolf Wyllarde (publicado em 1916).

Vincento Perez (interpretado por Wyndham Standing), governador da colónia portuguesa de Exile (na Arábia), é um homem sem escrúpulos e brutal que é odiado pelos nativos. Algo megalómano, Perez tenta controlar o mercado da seda, enviando uma carta ao engenheiro Harvey Richmond a revelar os seus planos.


Harvey ameaça divulgar as intenções de Perez, o que a ser publicado significaria a ruína de Perez, pelo que este decide enviar a sua esposa Claudia para o quarto de Harvey para o seduzir e tentar resgatar a carta.

Claudia entrega a carta ao marido, mas abandona-o. Depois de muito abuso, os nativos revoltam-se  contra o governador que é linchado pela multidão. Claudia é resgatada por Harvey e os dois enfrentam um futuro feliz juntos.

Entre os outros personagens que poderão ter origem portuguesa poderemos destacar Charles Martin como Manuel D'Alfrache.

Fontes: TCM / Wikipedia / America.pink 


"Burn !" ("Queimada !") (1969)

Filme italiano rodado em inglês sob direção de Gillo Pontecorvo com Marlon Brando no papel de Sir William Walker. O guião original referia-se a uma ilha espanhola, mas foi alterado para Portugal porque Espanha passava por um regime militar e o realizador tinha receio do filme ser censurado.

Grande parte dos personagens mantiveram os seus nomes espanhóis, como José Dolores em vez do correcto José das Dores. Assim o filme pode ser apontado como um exemplo de estereotipização étnica e linguística relativamente a Espanha e Portugal.


A acção decorre no século XIX quando um representante inglês é enviado para uma ilha (ficcional) do Caribe, que tem o sugestivo nome de "Queimada" (aludindo a um sangrento episódio do seu passado), que se encontra sob domínio português, para incentivar uma revolta para favorecer os negócios da coroa inglesa. Dez anos depois ele retorna, para depor quem ele colocou no poder, pois o momento económico exige um novo quadro político na região.

Fontes: Wikipedia / Youtube / Blog "Memória sindical"

Sem comentários: