sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Os luso-americanos no cinema de Hollywood (I)


Os luso americanos estiveram frequentemente ausentes do cinema norte-americano. Contudo os raros filmes que falaram dos luso-americanos apresentaram-nos em papeis de protagonista ou em papeis de suporte com alguma relevância e foram interpretados por algumas das grandes estrelas de Hollywood, como Spencer Tracy (em "Captain Courageous" de 1937), Edward G. Robinson (em "Tiger Shark" de 1932), Anthony Quinn (em "The World in his arms" de 1952) e Julia Roberts (em "Mystic Pizza" de 1988).


Uma das razões dessa escassez de papeis resulta da relativamente reduzida presença da comunidade lusa na literatura internacional, havendo de realçar clássicos como “Lobos do Mar” ou “Tortilla Flat”, adaptados de famosos escritores como Rudyard Kypling e John Steinbeck, contudo muitas das obras eram mais obscuras e menos eternas.

Curiosamente, a época do cinema mudo foi a que apresentou uma maior presença de luso-americanos, no entanto nos filmes “Martin Eden” (1914) e “Footfalls” (1921) os personagens de origem luso-americana (nas obras literárias) passaram a não ter qualquer ligação a Portugal.



A caracterização dos grupos étnicos, de uma forma negativa ou estereotipada, sempre fez parte da cultura popular, pelo que, sem surpresa, acabou por ser transposta para o entretimento, incluído o cinema.

A caracterização dos luso-americanos é, assim, também, muito diversificada, alternando aspectos positivos com negativos, como é o caso de Manuel, que se torna um exemplo de vida positivo para um menino mimado em “Lobos do Mar” (1937), ou Big Joe Portagee que passa os dias a mendigar por vinho de má qualidade em “Tortilla Flat” (1942), ambos os filmes sob direcção de Victor Fleming.

Fontes/Mais informações: Geoffrey L. Gomes "Cinematic portayals of Portuguese-Americans" / Mamie Caro / Portugees

Além dos filmes já referenciados, podemos igualmente destacar:


"I Cover the Waterfront" ("Ao longo do cais") (1933)
 
Filme realizado por James Cruze, com Ben Lyon no papel do jovem jornalista Joe Miller e Claudette Colbert como filha de um pescador pouco escruploso (Eli Kirk interpretado por Ernest Torrence).

A acção decorre em San Diego e envolve a entrada ilegal de imigrantes chineses. Eli Kirk é o responsável por este negócio, que é apoiado - ainda que de forma reluctante - por Tony Silva, um pescador de origem portuguesa, que é interpretado pelo actor George Humbert, que também desempenhou o papel de Manuel Lopez no filme "Daughters Courageous" (de 1939).

Mrs. Silva é interpretada pela actriz francesa Rosita Marstini.


O filme é baseado no livro de Max Miller que relata diversas histórias reais que lhe aconteceram enquanto era repórter que cobria os embarques e desembarques num porto californiano.

(Fonte/Mais informações: Pop corn time movies  / Movie classics / Youtube  )


"He Was Her Man" ("O Homem que eu perdi") (1934)

Filme realizado por Lloyd Bacon, com James Cagney no principal papel, Flicker Hayes, um arrombador de cofres recém-saído da prisão, que se quer vingar dos homens que o incriminaram. Quando se esconde em San Francisco, conhece Rose Lawrence, uma antiga prostituta, que está prestes a casar com Nick Gardella (interpretado por Victor Jory), um pescador português que vive numa pequena cidade mais a sul, onde Flicker, que adopta o nome de Jerry Allen, acaba por se esconder.  

Flicker é reconhecido por Pop Sims, mas não se apercebe dessa situação, sendo seguido até a essa pequena cidade, onde Pop arrenda um quarto na casa dos Gardella.


Rose pretende que Flicker/Jerry se vá embora, mas os Gardella convidam-no para o casamento. Rose pretende desistir do casamento, por se ter apaixonado por Flicker/Jerry, mas Nick acredita que podem passar um pano sobre tudo o que aconteceu e que poderão ser felizes (pois Flicker entrega-se às autoridades para salvar Rose). 

A mãe de Nick, creditada como Mrs. Gardella, é interpretada por Sarah Padden.


(Fonte/Mais informações: Histórias de CinemaTCM  / Mupi )


"Prison break" ("Feras humanas") (1938)

Filme de série B realizado por Arthur Lubin para a Universal Pictures, com argumento de Norton S. Parker e Dorothy Reid, adaptado do conto "The Walls of San Quentin" de Norton S. Parker.

A acção decorre na Califórnia, sendo o filme protagonizado pelo actor Barton MacLane, que desempenha o papel de Joaquin Shannon, um pescador de atum, de origem portuguesa e islandesa, que é injustamente acusado de matar o irmão da sua namorada (a família da namorada não aprovava o seu relacionamento com um "Portuga").

Maria, a irmã de Joaquin, era interpretada pela actriz Constance Moore.

 
(Fontes/Mais informações: WikipediaImdb / Geoffrey L. Gomes "Cinematic portayals of Portuguese-Americans" / Youtube )

"Daughters Courageous" ("Filhas corajosas") (1939)


Segundo dos quatro filmes protagonizados pelas três irmâs Lane (Lola, Rosemary e Priscilla), sendo a quarta irmã interpretada por Gale Page. Os principais actores masculinos são John Garfield, no papel de Gabriel Lopez, o filho de um pescador português, e Claude Rains.

Realizado por Michael Curtiz, com argumento dos gémeos Julius J. Epstein e Philip G. Epstein (que viriam a colaborar em "Casablanca"),  adaptado da peça "Fly Away Home" de Dorothy Bennett e Irving White, "Daughters courageous" não é uma sequela, pois trata-se de uma família distinta dos outros filmes ("Quatro irmãs", "Quatro noivas" e "Quatro mães").


Nan Masters, uma mãe "solteira", vive com as suas quatro filhas casadoiras e planeia casar-se com Sam, um empresário. Mas é surpreendida pelo regresso de Jim, o seu primeiro marido, que abandonara a sua família durante vinte anos. O errante e irresponsável Jim é recebido friamente pela sua família, mas a sua personalidade cativa as quatro filhas.

Uma das irmãs, Buff, está enamorada por Gabriel, um pescador de origem portuguesa algo cínico e irresponsável (como o pai das jovens), mas tem a oposição da sua mãe, Nan, que sabe da conturbada história do jovem e teme que a filha sofra o mesmo que ela. Gabriel acaba por perceber que o seu feitio não se ajustará a uma vida familiar convencional, pois tem o mesmo espírito errante de Jim, pelo que decidem viajar juntos pelo mundo, deixando assim o caminho livre para Nan se casar com Sam e impedindo Buff de repetir o erro de sua mãe.

Gabriel é admoestado pelo pai
Manuel Lopez, pai de Gabriel, é interpretado por George Humbert (que interpretou outro pescador português em "I cover the waterfront" de 1933).

Fontes/Mais informações: Wikipedia / Memorial da Fama / American Film Institut  / Excerto / Trailer

Sem comentários: