domingo, 15 de novembro de 2015

Comunidade piscatória de San Diego em “Tuna Clipper” (1949) e “Chubasco” (1968)


“Tuna Clipper”, filme realizado por William Beaudine, aborda a relação de Alec McLennan, um jovem de ascendência escocesa, interpretado por Roddy McDowall (que se destacara como actor infanto-juvenil nos filmes “Como era Verde o meu Vale” e “Lassie come home”) com uma família luso-americana, os Pereira, que se dedica à pesca de atum na área de San Diego, na Califórnia.

Entre os personagens de origem portuguesa é de realçar Bianca Pereira (Elena Verdugo), que namora com Alec, e os seus irmãos Frankie (Dickie Moore) e Silvestre (Rick Vallin), bem como o Capitão Manuel Pereira (Peter Mamakos) e o Pai Pereira (Michael Vallon).

O filme foi analisado por François Truffaut, quando era crítico de cinema, que elogiou o filme pela sua modéstia e honestidade ("A scenario whose charm lies in its modesty and honesty").


Sinopse de "Tuna Clipper"

Alec (Roddy McDowall), um jovem de descendência escocesa, tem a esperança de ser advogado, mas a necessidade de pagar uma dívida de jogo do seu amigo de infância, Frankie Pereira, leva-o a juntar-se à tripulação da família Pereira que se dedica à pesca do atum.

O pai de Alec não aprova a nova ocupação do filho e põe o jovem fora de casa, forçando-o a se hospedar na casa dos Pereira.


Silvestre, o irmão de Frankie, faz-lhe “a vida negra” enquanto Alec trabalha no barco. Mas, mais tarde, tornam-se amigos quando Alec salva a sua vida.

O pai Pereira fica desconfiado, quando repara que Alec está sempre sem dinheiro. Bianca, que namora com Alec, também fica desconfiada e partilha esse seu sentimento com Manuel, um outro pescador, o qual acaba por descobrir que Ransome, um vendedor de seguros de mau carácter, anda a extorquir dinheiro de Alec para pagamento da dívida de jogo de Frankie.

Ao descobrirem que Ransome cobrava o pagamento da dívida a Alec e, em simultâneo, recebia de Frankie, exigem a restituição do dinheiro de Alec, o qual é perdoado pela sua família quando descobrem o motivo da sua saída de casa.

Fontes: wikipedia / TCM / Notes on cinematograph 


"Chubasco"

“Chubasco” (“Pelos Mares do Mundo” no Brasil) é um filme realizado por Allen H. Miner em 1968 cuja acção decorre na comunidade piscatória de San Diego. Foi rodado em Point Loma e nos subúrbios, em barcos locais como o “Bernardette”.

Além de Sebastian Marinho e da sua filha Angela (conhecida como Bunny), a comunidade portuguesa é igualmente representada por actores como Simon Oakland (como Laurindo) e Joe De Santis (Benito), que interpretam dois pescadores portugueses.

 
Sinopse de "Chubasco"

Chubasco (Christopher Jones) é um jovem com um passado turbulento que é obrigado a se juntar a uma frota de pesca de atum para não ser preso. Chubasco apaixona-se por Angela (Susan Strasberg), uma jovem de ascendência portuguesa, mas tem, no entanto, uma relação de conflito com Sebastian  (Richard Egan), o pai de Angela que desaprova essa relação.

O jovem tenta endireitar a sua vida, mas há sempre alguém a querer impedi-lo.

Fontes: wikipedia / cinetropic  / "Portuguese community of San Diego" / Youtube

Angela, Sebastian e Chubasco


3 comentários:

Captomente disse...

Viva.

Primeiro que tudo, parabéns pelo(s) blog(s). Folgo em ver que alguns dos meus vídeos foram-lhe úteis. Ainda bem. :)

https://www.youtube.com/user/C4pt0m3nt3

Escrevo só para avisar deste filme alemão filmado, pelo menos em parte, na ilha da Madeira.

http://www.imdb.com/title/tt0138186/?ref_=nm_flmg_act_15

https://www.youtube.com/watch?v=E4NCS-6FvZ8


Cumps.

Blogger disse...

Ainda bem que gostou do blog. Esperamos que volte a fazer novos videos (ainda que não tenha a mesma regularidade)

E obrigado pela sugestão.

Blogger disse...

Mais filmes com portugueses

The Notorious Lady - King Baggot - 1927

Social Secretary (The) - John Emerson - 1916

https://films-muets.blogspot.com/search?q=portugais