domingo, 15 de março de 2015

“Bailinho da Madeira” em versão internacional


Apesar de não conhecer uma nota de música, Max era um compositor nato, como o provam canções como “Bailinho da Madeira” (editado em 1949, num 78 rotações que incluía igualmente outro dos seus grandes sucessos, "Noites da Madeira"), “Porto Santo”, “Sinal da Cruz” etc. que, cantadas por ele, obtiveram instantaneamente uma voga enorme, sendo algumas, como o famoso “Bailinho da Madeira”, conhecidas em todo o mundo, mesmo através de fantasiosas denominações como “Tira-lira Madeira” ou “Baion de Madeira”.

“Tira Lira Madeira” foi lançada originalmente em 1953 por Mitch Miller em versão instrumental, com colaboração de Stan Freeman, sendo reeditada em 1956 com o título abreviado “Madeira”, que se tornou um sucesso mediano nos Estados Unidos (nº 50 no top da Billboard).

O tema foi igualmente gravado por Percy Faith e a sua orquestra no seu álbum “Passport to Romance”.

Mas foi em França, sobretudo no ano de 1958, que o tema obteve maior sucesso, em ritmo baião, com letra de Ferdinand Bonifay e J. Hourdeaux, com o título de “Vendanges a Madeira” (ou “Les Vendanges a Madeira”) sendo interpretado por cantores como Luis Mariano (com acompanhamento da orquestra de J.H. Rys), Pierre Malar (com a orquestra de Luis Gody) ou Christian Borel (com orquestra de Tito Fuggi) e gravado em versão instrumental por Unico Multi (pseudónimo de Henri Decker), orquestras como as de Jacques Hélian e acordeonistas como Jo Lefebvre.


E na versão de Roger Bourdin, com a sua flauta e orquestra, foi o indicativo do programa “Gros Lot” da RTF nesse mesmo ano de 1958.

“Tira Lira Madeira” foi regravada recentemente, em 2011, pelo Harry Grove Trio, no seu álbum “Meet Mr Grove” com uma duração de 01:48 minutos.

 Videos: Mitch Miller  / Percy Faith / Pierre Malar / Jacques Helian 


1 comentário:

Blogger disse...

sobre o "tiro liro"

http://memoriablau.es/viewtopic.php?t=869