domingo, 30 de dezembro de 2012

O sucesso "marginal" de Dick Haskins



Dick Haskins é o pseudónimo literário de António Andrade de Albuquerque, escritor português nascido em Lisboa em 18 de Novembro 1929.  O facto de os leitores portugueses não aceitarem bem os autores nacionais levou-o, por exigência editorial, a utilizar um pseudónimo com nomes ingleses, contudo nunca escondeu a sua nacionalidade portuguesa.

Em 1961, foi editado pela primeira vez no estrangeiro – em Espanha e em diversos países da América do Sul – através da Editorial Molino. Em 1963, as editoras alemã Wilhelm Goldmann Verlag, de Munique, e Krimi Verlag AG, de Wollerau, Suíça, contratam oito dos seus livros já então escritos e publicados no idioma original, para publicação na Alemanha, Áustria e Suíça, e o editor Plaza & Janés, de Barcelona, publica dois títulos em Espanha e na América do Sul.



Seguir-se-iam outros países a partir de 1963, França, Itália, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Suécia1, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Grã-Bretanha, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Uruguai e Brasil.

Ainda na década dos anos sessenta, a RTP – Radiotelevisão Portuguesa – produz e apresenta no programa "Noite de Teatro" a adaptação da sua novela "Fim-de-Semana com a Morte" com o título de "O Caso Bardot".

Crítica ao filme com referência ao personagem Jack Haskins

A mesma novela, mantendo o título original, é adaptada ao cinema numa co-produção internacional – Portugal, Espanha e Alemanha – filme que foi protagonizado por António Vilar, Peter Van Eyck e a italiana Letícia Román, dobrado em diversos idiomas e apresentado em vários países, entre eles os Estados Unidos.

É homenageado em Paris em 1963, com a atribuição do cartão de membro do cartão de membro do "Intelligence club" e eleito membro do Clube dos Escritores Franceses de Literatura Policial e de Espionagem.


Em 1975, dada a boa aceitação dos seus livros traduzidos em alemão e publicados na Alemanha, Áustria e Suíça, tem um encontro em Frankfurt com o Director da Televisão da ARD - Süddeutscher Rundfunk Stuttgart, que estava interessada em comprar uma série de 13 episódios produzida por si e baseada nos seus livros publicados na Alemanha. 

Regressado ao seu país, o período de profundas mudanças de ordem política não o favorece no sentido de conseguir o apoio financeiro, técnico e artístico indispensável – inclusivamente da televisão oficial - para assumir a responsabilidade de uma produção que seria paga por cerca de cinco milhões de marcos.


Em 1979, assina um contrato como produtor externo com a RTP – Radiotelevisão Portuguesa – e produz uma série de 12 filmes baseados nas suas obras, que foram exibidos nos anos oitenta.

Publicado em 30 países estrangeiros desde a década dos anos sessenta pelos editores Editorial Molino, Plaza & Janés, Aldo Garzanti Editore, Wilhelm Goldmann Verlag, Krimi Verlag AG, Born Uitgeversmij, West Print AG, Angyra Publishing House, Presses Internationales, Columba Magazine, Howard Baker Publishers Limited, Malmborg & Hedström Förlags AB e Editora Record.

Fonte: Site oficial de Dick Haskins (adaptado)

Mais informações: Brinca Brincando (série TV portuguesa) / Novos Livros (entrevista) / Conta-me histórias            

Sem comentários: